É muito comum ver nas cafeterias um publico mais jovem, com seu óculos estilosos, revistas em quadrinhos, celulares conectados em APP de musicas , fone de ouvido e sempre bem acompanhados de uma deliciosa e cheirosa caneca de café.
Este publico será responsável em manter o crescimento do consumo nas próximas décadas.
Se antes, a ideia de tomar café era associada a um público majoritariamente adulto e com hábitos antigos e tradicionais, agora, é hora de pensar nas novas gerações como os potenciais consumidores de café ao redor de mundo.
Café geek: várias experiências dentro de uma só
Não é apenas no Brasil que o crescimento do consumo de café entre os jovens impressiona. Nos Estados Unidos, maior consumidor da bebida no mundo, o número de jovens apaixonados por café também impressiona: 44% dos “bebedores” são pessoas com idade entre 19 e 34 anos.
As cafeterias mais modernas, os consumidores encontram internet disponível, amigos, programas de fidelidade, aplicativos que pedem sua opinião sobre o estabelecimento e dão recompensas sobre isso, tornaram-se points, símbolos de status e spot moda. Ee muitas outras possibilidades.
Nerds: café como desenvolvimento social
A nova geração de jovens escolhe o local pelo pelo ambiente da cafeteria para realizar suas atividades sociais e desenvolverem seus laços.
O Geek que ficava em casa sem contato com o mundo externo morreu. O nerd dos anos 2000 abandonou essa imagem caricata e ganhou as ruas. Ou melhor, os cafés.
Esses lugares viraram pontos de encontro para reunir quem se interessa por ícones da cultura pop, como Star Wars, Harry Potter e jogos do tipo RPG. Enquanto discutem, celebram seus ídolos ou jogam uma partida, eles estão sempre acompanhados, é claro, de um bom copo de café.
Millennials: a busca por um café sustentável
Esse grupo foi criado com pleno acesso à informação, que desenvolveram um senso crítico, bem desenvolvido com muita responsabilidade e qualidade na hora de consumir qualquer produto.
Os cuidados vão desde a procedência, modo de preparo e até a água utilizada durante o processo de coagem são itens levados em consideração.
Segundo especialistas, a geração do milênio — como também são chamados — tem uma preocupação em saber a origem de seu café, como eram as condições de trabalho da fazenda em que ele foi plantado e até como são tratados os funcionários da cafeteria em que ele será vendido.