‘Como votar se Iges está ilegal?’, indaga Dayse Amarilio sobre sabatina do presidente


‘Como votar se Iges está ilegal?’, indaga Dayse Amarilio sobre sabatina do presidente

Às vésperas da sabatina do indicado para liderar o Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (Iges), distritais transparecem incômodo com a instituição responsável por uma série de unidades de saúde da rede pública de Brasília. A deputada Dayse Amarilio (PSB) levantou o tema na sessão ordinária de desta quinta-feira (13). Com experiência em enfermagem, Amarílio convocou todos os parlamentares a contribuírem para a arguição de Cleber Monteiro Fernandes — diretor-presidente interino indicado ao cargo titular. O evento ocorre na próxima segunda-feira (17), a partir das 10h, em reunião da Comissão de Saúde da Casa.

“O contrato de gestão não existe. Como vamos votar se, na verdade, o Iges hoje funciona na ilegalidade? Existe uma lei federal que fala que esse contrato deveria ser revisto e repactuado a cada cinco anos e hoje já temos mais de 51 aditivos sem nenhum contrato vigente”, denunciou a deputada. 

Com experiência em segurança e gestão públicas, Cleber Fernandes ocupou o cargo de vice-presidente do Instituto até a saída do antigo presidente, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, que foi realocado para comandar a Secretaria Estadual de Saúde (SES). “Não quero trazer demérito em relação à capacidade de gestão, parece que ele [Cleber] tem um currículo e que foi excelente gestor na segurança”, explicou Amarilio. “Mas um dos grandes problemas da SES do DF é a dificuldade de girar e de ter protocolos dentro das regiões administrativa e isso passa por uma questão de interferência política na gestão”, criticou.

Logo depois, Paula Belmonte (Cidadania) reforçou o discurso da colega. “Com o tamanho da Secretaria, como tem R$ 700 mil para investimento e o Iges, com poucos hospitais administrados, tem quase R$ 3 milhões? É desproporcional, então é muito importante que a sociedade acompanhe”, concluiu Belmonte.



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui