Conselheiro de Trump provoca e marca Moraes em pots: “Olá, Alexandre!”

Jason Miller cita ministro do STF em publicação sobre novas sanções americanas contra autoridades que censuram cidadãos dos EUA


A tensão diplomática entre Estados Unidos e Brasil ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (28/5). O conselheiro de campanha de Donald Trump e ex-CEO da rede social Gettr, Jason Miller, marcou o ministro Alexandre de Moraes (STF) em uma postagem no X (antigo Twitter), logo após o governo americano anunciar restrições de visto a autoridades estrangeiras que promovam censura contra cidadãos americanos.

“Compartilhe isso com alguém que lhe vem à mente imediatamente ao ler isto. Ok, vou começar… Olá @Alexandre!”, escreveu Miller, em tom provocativo, junto ao comunicado da nova política de sanções.

A conta marcada por Miller não existe mais — Moraes encerrou seu perfil na rede social em fevereiro de 2025. À época, disse à CNN que havia se “retirado voluntariamente” da plataforma.

O gesto de Miller reforça uma escalada de críticas da ala trumpista à atuação do ministro brasileiro, que tem sido duramente atacado por conservadores nos EUA por sua atuação contra perfis bolsonaristas em redes sociais e em investigações sobre fake news e atos antidemocráticos.

Alvo frequente nos EUA

Essa não foi a primeira vez que o conselheiro de Trump atacou Moraes. Em abril, ele o classificou como:

“A maior ameaça à democracia no Hemisfério Ocidental.”

A fala veio após uma entrevista do ministro à revista The New Yorker, na qual ele criticou o “novo populismo digital extremista” e afirmou que nem o Brasil nem os EUA “ainda aprenderam a revidar”.

Miller tem laços com o bolsonarismo. Em 2021, ele participou da CPAC Brasil a convite de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e foi recebido por Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Na ocasião, prestou depoimento à Polícia Federal no inquérito sobre os atos de 7 de setembro.

Nova política de vistos: riscos para autoridades brasileiras

A provocação de Miller ocorre um dia após o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciar restrições de visto para estrangeiros — incluindo autoridades públicas — que ameacem, censurem ou tentem restringir a liberdade de expressão de cidadãos ou residentes americanos, mesmo em plataformas digitais sediadas nos EUA.

Embora não tenha mencionado nomes ou países, Rubio citou diretamente a América Latina em seu comunicado, e fontes do Departamento de Estado indicam que autoridades brasileiras podem ser afetadas caso sejam consideradas violadoras dessa diretriz.

Entre os alvos potenciais estão membros do Judiciário e do Executivo envolvidos em bloqueios, investigações ou remoções de conteúdo digital publicados por americanos, inclusive perfis bolsonaristas em redes sociais.

👁 Sanções previstas incluem:

  • Cancelamento ou negação de vistos diplomáticos ou comuns;

  • Inadmissibilidade de entrada em território americano;

  • Monitoramento de movimentações e vínculos financeiros com plataformas digitais americanas.

#AlexandreDeMoraes #JasonMiller #Censura #Trump2024 #STF #LiberdadeDeExpressão #EUA #Vistos #Bolsonaro #Diplomacia

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui