Crise entre governo e Câmara se intensifica após votação do PL Antifacção

Foto Fabio Rodrigues-Pozzebom - Agência Brasil

Derrota do Planalto ampliou desconfiança sobre a condução política do presidente da Câmara, Hugo Motta

A aprovação do PL Antifacção por 370 votos a 110 aumentou a tensão entre o governo federal e a presidência da Câmara dos Deputados. A escolha do relator, Guilherme Derrite, foi o principal ponto de atrito e motivou críticas de parlamentares aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Logo após a votação, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, afirmou que houve instalação de uma “crise de confiança” entre o governo e o presidente da Casa, Hugo Motta. A decisão de Motta de entregar a relatoria ao secretário de Segurança de São Paulo foi vista por aliados do Planalto como uma ação contrária à articulação do governo.

Em resposta às críticas, Hugo Motta declarou que o governo “optou pelo caminho errado” ao não participar das negociações do projeto. O presidente da Câmara está no cargo desde fevereiro e, ao longo do ano, acumulou episódios de divergência com o Executivo.

Em julho, Motta levou ao plenário o projeto que derrubou o decreto de reajuste do IOF, durante sessão semipresencial e com quórum reduzido. A decisão contrariou o governo, que posteriormente editou medidas alternativas, mas acabou sem apoio para avançar no Congresso.

Outros movimentos recentes de Motta também geraram desconforto entre governistas, como a pauta de urgência da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e a decisão de levar ao plenário a cassação da deputada Carla Zambelli, declarada pelo Supremo Tribunal Federal.

Com o novo impasse após o PL Antifacção, aliados avaliam que a relação entre Planalto e Câmara permanece fragilizada e depende de novas negociações para ser restabelecida.


#CâmaraDosDeputados #HugoMotta #GovernoFederal #PLAntifaccao #Lula #CongressoNacional #Politica #Derrite #IOF #Relatoria

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui