Avaliação do Governo Lula: 38% o consideram bom; 31% veem como ruim
Por Rogério Cirino
Segundo pesquisa Datafolha divulgada hoje (14), o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado como ótimo ou bom por 38% dos cidadãos brasileiros. Para 30% dos entrevistados, a gestão é considerada regular, enquanto 31% a classificam como ruim ou péssima. Apenas 2% dos participantes não souberam opinar.
O levantamento, que contou com a participação de 2.016 pessoas em 139 municípios, ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa também aponta que a aprovação de Lula é mais expressiva nas seguintes categorias:
- Região Nordeste, com 49% de aprovação.
- Entre os menos instruídos, com 53% de aprovação.
- Entre os mais pobres, com 43% de aprovação.
Por outro lado, a rejeição a Lula é mais alta nas seguintes categorias:
- Região Sul, onde 39% o avaliam negativamente.
- Entre os mais escolarizados, com 39% de rejeição.
- Entre os que ganham de cinco a dez salários mínimos, com 44% de rejeição.
- Entre os evangélicos, com 41% de rejeição.
Sobre o futuro do governo, 43% dos entrevistados acreditam que ele será ótimo ou bom nos próximos anos. Para 26%, a administração será regular, enquanto 28% acreditam que ela será ruim ou péssima. A parcela de participantes que não souberam opinar é de 2%.
No que diz respeito ao desempenho de Lula em relação às expectativas, 53% acreditam que ele fez menos pelo Brasil do que esperavam. Outros 25% consideram que ele fez o que era esperado.
De acordo com 17% dos entrevistados, o presidente superou as expectativas. Aqueles que não souberam opinar representam 3% da amostra, e 2% deram respostas diversas.
Veja também:
Concluída a manutenção, o fornecimento de água será retomado gradualmente. Saneago recomenda consumo consciente (Foto: Ilustração) Na próxima quinta-feira (24/07), das 7 às 13 horas, ocorrerá o desligamento programado de…
O Senado aprovou vários projetos em favor das crianças brasileiras no primeiro semestre de 2025. São ações que buscam garantir, por exemplo, a proteção alimentar para autistas, o acesso a…
A pessoa que enaltecer ou estimular crimes ou criminosos poderá pegar de dois a quatro anos de detenção e ainda pagar multa. O projeto de lei (PL 2.830/2025) apresentado pelo…
John Michael “Ozzy” Osbourne (1948–2025) Nascimento: 3 de dezembro de 1948, Aston, Birmingham, InglaterraFalecimento: 22 de julho de 2025, aos 76 anos, em casa, ao lado da esposa Sharon e…
A Secretaria do Patrimônio da União, ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, autorizou a venda do terreno onde atualmente funciona o Centro de Treinamento Rei…
A medida provisória que aumenta o imposto sobre as bets e tributa aplicações financeiras atualmente isentas foi prorrogada até 8 de outubro (MP 1.303/2025). Ela perderia a validade em 9…
A seleção feminina de futebol entra em campo nesta terça-feira (22) podendo garantir vaga antecipada às semifinais da Copa América, no Equador. As brasileiras terão pela frente o Paraguai no…
A Câmara Legislativa do Distrito Federal informa que foi identificada uma inconsistência na campanha “Leis que Movem o DF”. Por uma falha na formulação do material, a peça faz referência…
A lei que aumenta a pena por crime de abandono de idoso (Lei 15.163) e a lei que garante atendimento gratuito e especializado para mulheres que tiveram a saúde bucal…
No recesso parlamentar, o programa Visite o Congresso está de portas abertas todos os dias da semana, sem necessidade de agendamento. Não só isso, tem programação especial. Quem vier nas…
Veja também: