Parlamentar alega que só prestará esclarecimentos após ter acesso às investigações do caso
Por Rogério Cirino
Nesta segunda-feira (7), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deve comparecer à Polícia Federal (PF) em São Paulo para depor, após ser intimada a respeito de uma investigação que a envolve. A parlamentar é suspeita de supostamente contratar um hacker para inserir, de forma ilegal, dados no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incluindo um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A declaração da deputada foi transmitida por meio de uma nota divulgada por seu advogado, Daniel Bialski, na última sexta-feira (4). De acordo com a nota, a defesa alega que Zambelli não cometeu nenhum ato ilícito e afirmou que ela só responderá às perguntas após receber cópias de todo o inquérito e das medidas cautelares. O advogado reforçou que a parlamentar está disposta a prestar esclarecimentos e ser ouvida no decorrer do processo, mas entende ser fundamental garantir o pleno exercício da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal.
O caso ganhou relevância após a prisão do hacker Walter Delgatti, conhecido por vazar mensagens da operação Lava Jato. A investigação aponta que Delgatti teria invadido os sistemas do CNJ, a pedido de Zambelli, entre setembro e dezembro de 2022, com o intuito de expor supostas vulnerabilidades no Poder Judiciário pouco antes das eleições.
<strong>Veja também:</strong>
Aulas de Revisão para Obtenção da CNH serão nos dias 26 e 27 de julho, e Noções de Mecânica para Mulheres, de 28 de julho a 1º de agosto Zélia…
Quer receber notificações do portal Senado Notícias? Receber notificações Agora não Source link
A PCDF, por meio do trabalho de investigação da equipe da 31ª DP, prendeu em flagrante, na noite da última terça-feira (9), um homem acusado de crime de tráfico de…
O Senado pode analisar nos próximos dias a medida provisória que reajustou o soldo dos militares das Forças Armadas a partir de abril último. A MP 1.293/2025 foi aprovada na Câmara…
A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF, por meio do trabalho investigativo da equipe da 21ª DP, efetuou o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, e um mandado…
Em nota conjunta à imprensa, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, defenderam diálogo para lidar com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,…
Com apenas R$ 1 mil de diferença, Triumph Speed 400 entrega quase o dobro da moto da Honda CB300F — e levanta debate sobre a estratégia das fábricas brasileiras O…
Presidente diz que Brasil usará Lei da Reciprocidade Econômica para reagir à medida de Trump O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (10), que o Brasil aplicará…
Diplomatas e ex-chanceleres cobram resposta equilibrada à crise comercial com os Estados Unidos A ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% a produtos…
Ex-presidente afirma que perseguição não é pessoal, mas contra milhões de brasileiros que “lutam por liberdade” O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta quinta-feira (10) que os Poderes “ajam com…
Na época, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) levantava suspeitas, sem apresentar provas, sobre a segurança do sistema eleitoral brasileiro e defendia a implementação do voto impresso nas urnas eletrônicas.
A PF também investiga possíveis crimes ocorridos entre 4 e 6 de janeiro de 2023, quando foram inseridos no sistema do CNJ, e possivelmente em outros tribunais do país, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por diversos motivos, além do mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.
Segundo a PF, o hacker preso teria recebido R$ 13,5 mil da deputada como pagamento pelos serviços. Zambelli, por sua vez, alega que os pagamentos foram relacionados a melhorias em seu site e outras tarefas técnicas.
Após a operação da PF, líderes ligados à cúpula da Câmara dos Deputados passaram a cogitar a possibilidade de cassação de Zambelli. A parlamentar, porém, ainda aguarda os desdobramentos das investigações para prestar os devidos esclarecimentos.
Veja também: