O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retoma o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), com o voto do desembargador José Rodrigo Sade, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O processo, que teve início na última segunda-feira, analisa acusações de abuso de poder econômico na eleição de 2022.
Até o momento, o relator do caso, desembargador Luciano Carrasco Falavinha, votou contra a cassação, absolvendo Moro da acusação. José Rodrigo Sade, que ocupa a cadeira destinada a advogados no TRE, será o primeiro a votar após a retomada do julgamento nesta quarta-feira.
Caso Sade mantenha sua posição contrária à cassação, outros membros do tribunal, incluindo os indicados por Lula, como Cláudia Cristina Cristofani e Julio Jacob Junior, votarão. Se condenado, Moro pode perder o mandato e enfrentar inelegibilidade por oito anos, levando a uma possível eleição suplementar para o Senado no Paraná. As sessões de 8 e 9 de abril foram reservadas pelo TRE-PR para continuidade do julgamento, se necessário.
As acusações contra Moro foram movidas pelo PL e pela federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, alegando que o ex-juiz da Lava Jato desequilibrou a disputa ao Senado por gastos excessivos na pré-campanha. No entanto, Falavinha argumentou que não houve abuso de poder econômico por parte de Moro, destacando que os gastos durante a pré-campanha à Presidência da República e ao Senado por São Paulo não podem ser automaticamente somados aos da pré-campanha ao Senado pelo Paraná.
A companhia aérea Azul informou nesta sexta-feira (20) que concluiu o processo voluntário de reestruturação financeira nos Estados Unidos. Em comunicado, a empresa disse que o processo foi um sucesso…
A Rádio Nacional transmite, neste domingo (22), com um pré-jogo a partir das 17h30, o clássico entre Vasco e Fluminense, válido pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca….
Os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Paulista foram definidos na noite deste sábado (21). O primeiro classificado foi o São Paulo, que, jogando no Estádio Cícero de Souza Marques, em…
A Ferroviária fez valer o fator casa para alcançar a sua primeira vitória na Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Jogando na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, as…
Senadora e pré-candidata à reeleição (PDT) diz que governo quer “cobrir prejuízo” com imóveis da Terracap; apela a deputados para proteger o patrimônio do DF. A senadora Leila do Vôlei…
Jair Bolsonaro enterrou de vez as pretensões de Ibaneis Rocha e Celina Leão. Apoio exclusivo a Michelle Bolsonaro e Bia Kicis para o Senado pelo PL no Distrito Federal. Zero…
Ex-presidente sinaliza apoio às duas em conversa com deputado Ubiratan Sanderson durante visita ao Papudinha; Flávio reforça pré-candidatura de Michelle. Na tarde deste sábado (21/02/2026), o ex-presidente Jair Bolsonaro…
Os brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo se garantiram na decisão do Rio Open. A classificação foi alcançada após superarem os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner por 2 sets…
Em apenas dois anos, o Ministério das Comunicações concedeu 312 autorizações para que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a TV Câmara transmitam seus canais para mais de 150…
Lucas Piccinato foi demitido do cargo de técnico da equipe de futebol feminino do Corinthians. O anúncio foi feito pela assessoria de imprensa do Timão, na madrugada deste sábado (21),…






