O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retoma o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), com o voto do desembargador José Rodrigo Sade, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O processo, que teve início na última segunda-feira, analisa acusações de abuso de poder econômico na eleição de 2022.
Até o momento, o relator do caso, desembargador Luciano Carrasco Falavinha, votou contra a cassação, absolvendo Moro da acusação. José Rodrigo Sade, que ocupa a cadeira destinada a advogados no TRE, será o primeiro a votar após a retomada do julgamento nesta quarta-feira.
Caso Sade mantenha sua posição contrária à cassação, outros membros do tribunal, incluindo os indicados por Lula, como Cláudia Cristina Cristofani e Julio Jacob Junior, votarão. Se condenado, Moro pode perder o mandato e enfrentar inelegibilidade por oito anos, levando a uma possível eleição suplementar para o Senado no Paraná. As sessões de 8 e 9 de abril foram reservadas pelo TRE-PR para continuidade do julgamento, se necessário.
As acusações contra Moro foram movidas pelo PL e pela federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, alegando que o ex-juiz da Lava Jato desequilibrou a disputa ao Senado por gastos excessivos na pré-campanha. No entanto, Falavinha argumentou que não houve abuso de poder econômico por parte de Moro, destacando que os gastos durante a pré-campanha à Presidência da República e ao Senado por São Paulo não podem ser automaticamente somados aos da pré-campanha ao Senado pelo Paraná.
O Brasil inicia neste domingo (13) a sua campanha na Copa América de futebol feminino. E a estreia da seleção brasileira, que contará com a transmissão ao vivo da TV…
Após um longa pausa para a realização da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Campeonato Brasileiro voltou neste sábado (12). E o primeiro confronto da competição colocou frente…
Com o programa AlfaMais, Goiás conquista o 2º lugar no ranking nacional de Alfabetização infantil (Fotos: Secom) A educação pública de Goiás alcançou um feito histórico: o estado conquistou o…
Contribuintes goianos devem ficar atentos aos prazos para pagamento do licenciamento e IPVA (Foto: Denis Marlon) A parcela de julho do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025…
O Chile protagonizou a primeira vitória da edição 2025 da Copa América de futebol feminino. Na noite deste sábado (12), as atletas da La Roja superaram a seleção peruana pelo…
A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF alerta a população sobre uma nova modalidade de fraude virtual: o golpe do suposto concurso público para o cargo de militar temporário do…
Não adianta tergiversar, apontar para Bolsonaro, berrar “fascismo” nas redes ou pedir socorro à ONU. O tarifácio de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros tem nome, sobrenome e…
Taxa de 50% sobre exportações do Brasil entra em vigor em 1º de agosto e afeta agronegócio, indústria, petróleo e contratos internacionais O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou…
Após terminar a Copa do Mundo de Clubes na 11ª posição, o Flamengo recebe o São Paulo na tarde deste sábado (12), no Maracanã, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato…
Em uma partida muito emocionante, o Equador arrancou um empate de 2 a 2 com o Uruguai na partida de abertura da Copa América de futebol feminino, na noite desta…