Desembargador nomeado por Lula reinicia julgamento de Moro

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retoma o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), com o voto do desembargador José Rodrigo Sade, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O processo, que teve início na última segunda-feira, analisa acusações de abuso de poder econômico na eleição de 2022.

Até o momento, o relator do caso, desembargador Luciano Carrasco Falavinha, votou contra a cassação, absolvendo Moro da acusação. José Rodrigo Sade, que ocupa a cadeira destinada a advogados no TRE, será o primeiro a votar após a retomada do julgamento nesta quarta-feira.

Caso Sade mantenha sua posição contrária à cassação, outros membros do tribunal, incluindo os indicados por Lula, como Cláudia Cristina Cristofani e Julio Jacob Junior, votarão. Se condenado, Moro pode perder o mandato e enfrentar inelegibilidade por oito anos, levando a uma possível eleição suplementar para o Senado no Paraná. As sessões de 8 e 9 de abril foram reservadas pelo TRE-PR para continuidade do julgamento, se necessário.

As acusações contra Moro foram movidas pelo PL e pela federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, alegando que o ex-juiz da Lava Jato desequilibrou a disputa ao Senado por gastos excessivos na pré-campanha. No entanto, Falavinha argumentou que não houve abuso de poder econômico por parte de Moro, destacando que os gastos durante a pré-campanha à Presidência da República e ao Senado por São Paulo não podem ser automaticamente somados aos da pré-campanha ao Senado pelo Paraná.

Apenas em junho deste ano, 144 mil clientes tiveram o serviço interrompidos em função de ocorrências na rede elétrica relacionadas a pipas. O número revela um aumento de quase 92%…

Relacionadas O Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inauguraram, nesta segunda-feira (22/7), a primeira fase da restauração de diversas áreas do Palácio da Liberdade, em…

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participou, na última semana, da 90ª edição do Fórum Nacional dos Secretários do Planejamento, realizado em Porto Velho, Rondônia. O evento…

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) assinaram, nesta segunda-feira (22/7), um acordo de cooperação técnica para ações de infraestrutura e…

O Banco BRB e a Veloe anunciaram o lançamento da Tag BRB by Veloe, recurso inovador e prático para facilitar pagamentos de mobilidade. A novidade vem com condições especiais para…

Em colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Pouso Alegre, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais…

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) lançou, nesta segunda-feira (22), novos processos seletivos para cadastro reserva em diversas áreas, incluindo médico hematologista e hemoterapeuta, assistente…

Um estudo do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre o mercado voluntário de carbono no Brasil mostrou que, no ano passado, houve uma…

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) garantiu acolhimento e fortaleceu o acesso aos direitos básicos para pessoas em situação de rua na ação de acolhimento realizada na semana passada em…

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, nesta segunda-feira (22), edital do concurso público para preenchimento de 150 vagas de nível superior e 750 para formação de cadastro…

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui