Desembargador nomeado por Lula reinicia julgamento de Moro

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retoma o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), com o voto do desembargador José Rodrigo Sade, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O processo, que teve início na última segunda-feira, analisa acusações de abuso de poder econômico na eleição de 2022.

Até o momento, o relator do caso, desembargador Luciano Carrasco Falavinha, votou contra a cassação, absolvendo Moro da acusação. José Rodrigo Sade, que ocupa a cadeira destinada a advogados no TRE, será o primeiro a votar após a retomada do julgamento nesta quarta-feira.

Caso Sade mantenha sua posição contrária à cassação, outros membros do tribunal, incluindo os indicados por Lula, como Cláudia Cristina Cristofani e Julio Jacob Junior, votarão. Se condenado, Moro pode perder o mandato e enfrentar inelegibilidade por oito anos, levando a uma possível eleição suplementar para o Senado no Paraná. As sessões de 8 e 9 de abril foram reservadas pelo TRE-PR para continuidade do julgamento, se necessário.

As acusações contra Moro foram movidas pelo PL e pela federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, alegando que o ex-juiz da Lava Jato desequilibrou a disputa ao Senado por gastos excessivos na pré-campanha. No entanto, Falavinha argumentou que não houve abuso de poder econômico por parte de Moro, destacando que os gastos durante a pré-campanha à Presidência da República e ao Senado por São Paulo não podem ser automaticamente somados aos da pré-campanha ao Senado pelo Paraná.

O Brasil inicia neste domingo (13) a sua campanha na Copa América de futebol feminino. E a estreia da seleção brasileira, que contará com a transmissão ao vivo da TV…

Após um longa pausa para a realização da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Campeonato Brasileiro voltou neste sábado (12). E o primeiro confronto da competição colocou frente…

Com o programa AlfaMais, Goiás conquista o 2º lugar no ranking nacional de Alfabetização infantil (Fotos: Secom) A educação pública de Goiás alcançou um feito histórico: o estado conquistou o…

Contribuintes goianos devem ficar atentos aos prazos para pagamento do licenciamento e IPVA (Foto: Denis Marlon) A parcela de julho do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025…

O Chile protagonizou a primeira vitória da edição 2025 da Copa América de futebol feminino. Na noite deste sábado (12), as atletas da La Roja superaram a seleção peruana pelo…

A Polícia Civil do Distrito Federal— PCDF alerta a população sobre uma nova modalidade de fraude virtual: o golpe do suposto concurso público para o cargo de militar temporário do…

Não adianta tergiversar, apontar para Bolsonaro, berrar “fascismo” nas redes ou pedir socorro à ONU. O tarifácio de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros tem nome, sobrenome e…

Taxa de 50% sobre exportações do Brasil entra em vigor em 1º de agosto e afeta agronegócio, indústria, petróleo e contratos internacionais O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou…

Após terminar a Copa do Mundo de Clubes na 11ª posição, o Flamengo recebe o São Paulo na tarde deste sábado (12), no Maracanã, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato…

Em uma partida muito emocionante, o Equador arrancou um empate de 2 a 2 com o Uruguai na partida de abertura da Copa América de futebol feminino, na noite desta…

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui