Mesmo depois de décadas sem sair da fábrica ainda é o é visto pelas ruas
Por Tiago Lucero
foi em 20 de janeiro de 1959 que começou a produção do Fusca no Brasil. Esse é o motivo para que a data seja dedicada a celebrar o carro que ganhou o coração dos brasileiros, e que, décadas depois de deixar de ser produzido em território nacional.
Fusca, Besourão, fusquinha, fusqueta, mil nomes teve o veículo que se tornou rapidamente um dos mais populares por sua simplicidade aerodinâmica e utilidade. Atualmente, o Fusca é objeto de desejo de muitos colecionadores. Alguns admiradores e fãs fazem questão de conservar exemplares do icônico automóvel.
E ainda é um seucesso de vendas, um Fusca em bom estado de conservação vale, hoje, em torno de R$ 25 mil.
Especialistas em carros antigos dizem que um fusca em bom estado é “dinheiro na mão”. Ainda que o valor do veículo mude muito conforme as condições, a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) também pode ajudar a avaliar o valor do carro. De acordo com a tabela, um Fusca fabricado em 1996 e movido a gasolina custa R$ 38.723.
Embora não seja fabricado pela Volkswagen desde 1996, o veículo ainda é muito usado no Brasil e é um campeão de vendas. Só para ter um exepmplo dessa paixão, a Pastore Car Colection, especializada em carros antigos e carrões, sempre tem em seu estoque em meio a Ferraris e Porsches fuscas à venda, como esse lindo ‘abacatinho’ que você vê na foto em destaque.