Dino não se delcara suspeito e vota a favor do PSB, dias após sair do partido

Julgamento sobre sobras eleitorais encerrado na última quarta-feira

Rio de Janeiro, 01/03/2024 – Durante o julgamento das sobras eleitorais encerrado na última quarta-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, votou a favor do PSB, partido do qual se desfiliou há pouco mais de uma semana. O julgamento resultou na manutenção do acesso às sobras eleitorais para todos os candidatos e partidos, derrubando cláusulas que condicionavam a distribuição dessas sobras ao desempenho dos partidos.

Segundo informações da revista Oeste, Flávio Dino, mesmo não sendo mais filiado ao PSB, seguiu a corrente majoritária formada por Ricardo Lewandowski (aposentado), Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Kássio Nunes Marques, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Eles votaram a favor da retroatividade das mudanças nas regras de partilha das sobras eleitorais às eleições de 2022, posição que foi derrotada no julgamento.

Leia também – Brasil:

A Federação Paulista de Futebol anunciou, nesta quarta-feira (17), o horário da decisão da Copinha Feminina. O confronto entre Flamengo e Grêmio será disputado a partir das 18h (horário de…

Portal CLDF supera 3 milhões de visualizações em 2025  Nas redes sociais, a Casa soma 179.605 seguidores e teve 5,4 mil conteúdos publicados, com 103.348 interações ao longo do ano…

O Flamengo foi derrotado pelo PSG (França) por 2 a 1 na cobrança de pênaltis, após um empate de 1 a 1 com a bola rolando, na tarde desta quarta-feira…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) participou, nesta quarta-feira (17), da campanha Nosso Natal 2025, ação idealizada pela primeira-dama do Distrito Federal e desenvolvida sob a coordenação da Chefia-Executiva…

400 famílias serão contempladas com Aluguel Social e outros 15 moradores, residentes nas duas cidades, receberão escrituras de suas casas, por meio do programa de regularização fundiária da Agehab (Fotos:…

Evento confirma unidade partidária, reforça liderança nacional de Kassab e mostra que parcela expressiva do eleitorado brasiliense quer Arruda de volta ao centro do debate político O ato de filiação…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), deflagrou uma operação, nesta quarta-feira (17), com o objetivo de reprimir o cultivo, a…

No dia 17 de dezembro de 2025, policiais da 35ª Delegacia de Polícia, em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deflagraram a OPERAÇÃO FALSO DELEGADO. A…

Na data de hoje, 17 de dezembro de 2025, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI), deu cumprimento a mandado…

Projeto CineLeitura beneficiará estudantes de escolas municipais e estaduais em 120 municípios e distritos goianos (Fotos: Kamilla Brandão) O Goiás Social e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançaram…


 

Se o PSB tivesse obtido maioria no julgamento, teria garantido uma vaga adicional de deputado federal. No entanto, a decisão final da Corte manteve o entendimento de que a decisão não terá efeitos retroativos, não afetando os mandatos em curso.

A discussão do julgamento girou em torno da divisão das vagas remanescentes após a distribuição pelo quociente eleitoral, envolvendo cláusulas que condicionavam essa distribuição ao desempenho dos partidos e exigiam percentual mínimo de votação nos candidatos. A maioria dos ministros considerou que essas cláusulas causaram distorções na distribuição das vagas, prejudicando candidatos menos votados e fortalecendo agremiações maiores.

Talvez interesse – variedades:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui