Julgamento sobre sobras eleitorais encerrado na última quarta-feira
Rio de Janeiro, 01/03/2024 – Durante o julgamento das sobras eleitorais encerrado na última quarta-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, votou a favor do PSB, partido do qual se desfiliou há pouco mais de uma semana. O julgamento resultou na manutenção do acesso às sobras eleitorais para todos os candidatos e partidos, derrubando cláusulas que condicionavam a distribuição dessas sobras ao desempenho dos partidos.
Segundo informações da revista Oeste, Flávio Dino, mesmo não sendo mais filiado ao PSB, seguiu a corrente majoritária formada por Ricardo Lewandowski (aposentado), Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Kássio Nunes Marques, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Eles votaram a favor da retroatividade das mudanças nas regras de partilha das sobras eleitorais às eleições de 2022, posição que foi derrotada no julgamento.
Leia também – Brasil: A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) entregou, nessa quinta-feira (7), o Certificado de Regularidade de Documentação à presidente do Instituto Solidário de Ceilândia, Helena Farias. O documento, que está… Após sete meses de investigação, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da 5ª DP (Área Central), desarticulou uma associação criminosa atuante em diversos estados da federação, responsável… Prezados AGENTES e ESCRIVÃES DE POLÍCIA, Com a oportunidade do ingresso de novos servidores, a PCDF publica o Edital de RECRUTAMENTO 2024, atendendo às novidades trazidas pela Portaria nº 280/2024 DGPC, a qual “Dispõe sobre critérios… Com o objetivo de debater a desinstitucionalização e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, nesta quinta-feira (7), a VII Jornada Acadêmica do Programa… Gabriel Bortoleto ganhou uma vaga da Fórmula 1 2025. O brasileiro foi anunciado pela Sauber, futura Audi, como piloto da próxima temporada. Trata-se de uma notícia que enche os olhos… Após passar por um momento delicado em A Fazenda 2024, Raquel Brito, que foi desclassificada do reality por problemas de saúde, atualizou seu estado. Raquel Brito tem miocardite aguda (Imagem:… Os programas que envolvem jogos, provas e competições valendo prêmios em dinheiro estão entre os mais assistidos da TV brasileira. Eles fazem os espectadores torcerem com entusiasmo e podem mudar… Muito conhecido pelo seu trabalho como jornalista na Globo, Maurício Kubrusly terá sua vida contada em um documentário. Maurício Kubrusly foi diagnosticado com demência frontotemporal (Imagem: Reprodução / Globo) Produzido… Comissão de Fiscalização analisa indicadores e metas do Iges-DF nos dois primeiros quadrimestres Em audiência pública nesta quinta-feira (7), a Comissão de Fiscalização, Gestão, Transparência e Controle (CFGTC) da Câmara… O Aeroporto Internacional de Brasília registrou recordes de movimentação de passageiros nos últimos dias de outubro, impulsionado pela chegada do cantor Bruno Mars e outros grandes eventos realizados na capital….
Se o PSB tivesse obtido maioria no julgamento, teria garantido uma vaga adicional de deputado federal. No entanto, a decisão final da Corte manteve o entendimento de que a decisão não terá efeitos retroativos, não afetando os mandatos em curso.
A discussão do julgamento girou em torno da divisão das vagas remanescentes após a distribuição pelo quociente eleitoral, envolvendo cláusulas que condicionavam essa distribuição ao desempenho dos partidos e exigiam percentual mínimo de votação nos candidatos. A maioria dos ministros considerou que essas cláusulas causaram distorções na distribuição das vagas, prejudicando candidatos menos votados e fortalecendo agremiações maiores.
Talvez interesse – variedades: