Dino não se delcara suspeito e vota a favor do PSB, dias após sair do partido

Julgamento sobre sobras eleitorais encerrado na última quarta-feira

Rio de Janeiro, 01/03/2024 – Durante o julgamento das sobras eleitorais encerrado na última quarta-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, votou a favor do PSB, partido do qual se desfiliou há pouco mais de uma semana. O julgamento resultou na manutenção do acesso às sobras eleitorais para todos os candidatos e partidos, derrubando cláusulas que condicionavam a distribuição dessas sobras ao desempenho dos partidos.

Segundo informações da revista Oeste, Flávio Dino, mesmo não sendo mais filiado ao PSB, seguiu a corrente majoritária formada por Ricardo Lewandowski (aposentado), Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Kássio Nunes Marques, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Eles votaram a favor da retroatividade das mudanças nas regras de partilha das sobras eleitorais às eleições de 2022, posição que foi derrotada no julgamento.

Leia também – Brasil:

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o governador do estado, Cláudio Castro, anunciaram na rede social X que o estado e a capital fluminense terão ponto facultativo…

Menos de 24 horas após ser eliminado pelos Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil, o Cruzeiro anunciou a saída do técnico português Leonardo Jardim na manhã desta segunda-feira (15)….

Publicador de Conteúdos e Mídias Giro Distrital destaca premiação da CLDF em índice de transparência Publicado em 15/12/2025 12h08 Agência CLDF Source link

Prêmio principal será de R$ 400 mil (Foto: Divulgação) A Secretaria da Economia promove, nesta quinta-feira (18/12), a edição especial de final de ano do Programa Nota Fiscal Goiana. Ao…

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/CEPEMA), prendeu em flagrante, na sexta-feira (12), uma mulher suspeita de praticar…

Aluguel Social: inscrições são prorrogadas em 16 municípios goianos até 29 de dezembro (Fotos: Agehab) Vagas permanecem abertas até 29 de dezembro para Alexânia, Aloândia, Alto Paraíso de Goiás, Aparecida…

Homem nu usando apenas balaclava foi flagrado em Samambaia Norte; identidade segue desconhecida Um homem completamente nu, usando apenas uma balaclava para cobrir o rosto, voltou a ser visto circulando…

Ex-presidente foi diagnosticado com duas hérnias inguinais; defesa pede autorização para hospitalização Após realizar exame de ultrassonografia neste domingo (14), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu recomendação médica para passar…

Projeto que reduz penas do 8 de Janeiro será analisado na CCJ e enfrenta resistência no Senado O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pautou para esta quarta-feira (17) a…

Agências do trabalhador oferecem 492 oportunidades; salários chegam a R$ 3 mil nesta segunda-feira As agências do trabalhador do Distrito Federal iniciam a semana com 492 vagas de emprego abertas…


 

Se o PSB tivesse obtido maioria no julgamento, teria garantido uma vaga adicional de deputado federal. No entanto, a decisão final da Corte manteve o entendimento de que a decisão não terá efeitos retroativos, não afetando os mandatos em curso.

A discussão do julgamento girou em torno da divisão das vagas remanescentes após a distribuição pelo quociente eleitoral, envolvendo cláusulas que condicionavam essa distribuição ao desempenho dos partidos e exigiam percentual mínimo de votação nos candidatos. A maioria dos ministros considerou que essas cláusulas causaram distorções na distribuição das vagas, prejudicando candidatos menos votados e fortalecendo agremiações maiores.

Talvez interesse – variedades:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui