Educador Célio da Cunha recebe título de Cidadão Honorário de Brasília nesta quinta (6)
O pedagogo mineiro Célio da Cunha recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília em sessão solene nesta quinta-feira (6), a partir das 19h, no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Um dos idealizadores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), o educador tem atuação notória em prol da educação no Brasil.
“Nada mais justo do que homenagear uma figura tão importante para a educação nacional e que colaborou na trajetória de tantos professores”, destaca o autor da homenagem, deputado Ricardo Vale (PT). E acrescenta: “Ele [Célio da Cunha] trabalhou em sala de aula, mas também na formulação de políticas públicas cruciais, como o Fundef, que permitiu a universalização do ensino fundamental em nosso país”.
Currículo
Célio da Cunha nasceu em 5 de setembro de 1943 e formou-se em pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo em 1968. Ele é mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1980) e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (1987).
Mudou-se para a capital do País no início da década de 1970, para coordenar a área de Educação em Saúde do Ministério da Educação. Em Brasília, tornou-se professor da UnB e participou da formação de milhares de universitários em seus mais de 20 anos na Faculdade de Educação.
O educador é membro da comissão técnica do Movimento Todos Pela Educação desde a sua fundação e já integrou o conselho diretor do Movimento de Educação de Base. Além disso, atuou por vários anos como coordenador editorial e assessor especial da Unesco no Brasil, na área de educação.
Acompanhe
A solenidade de entrega do título de Cidadão Honorário de Brasília a Célio da Cunha será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara Distrital.
*Com informações da assessoria de imprensa do deputado Ricardo Vale (PT).