Com 99,38% das urnas apuradas, Erdogan obteve 49,42% dos votos e Kiliçdaroglu, ficou em segundo lugar, com 44,95%
O atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, está à frente nas eleições presidenciais do país e a disputa caminha para o segundo turno. Com 99,38% das urnas apuradas, Erdogan obteve 49,42% dos votos, superando as projeções iniciais. Seu principal concorrente, Kemal Kiliçdaroglu, ficou em segundo lugar, com 44,95% dos votos.
O primeiro turno das eleições ocorreu no domingo, 14 de março de 2023, e a segunda rodada está agendada para o dia 28 de maio. Os dados são divulgados em tempo real pelo Supremo Conselho Eleitoral da Turquia.
Erdogan busca se manter no sistema presidencialista de governo, com foco na redução da taxa de juros, atualmente em 8,5%, e no fortalecimento da influência turca na região do Oriente Médio.
O presidente turco ocupou o cargo de primeiro-ministro do país de 2003 a 2014, quando foi eleito presidente pela primeira vez. Considerando seu tempo como primeiro-ministro e presidente, Erdogan está no poder há 20 anos.
Kemal Kiliçdaroglu, por sua vez, é um candidato social-democrata de esquerda. Entre suas propostas para o pleito estão a volta do sistema parlamentar na Turquia, que foi alterado para o presidencialismo em 2017 por Erdogan, a resolução de questões pendentes com a população curda e a busca por maior aproximação da Turquia com a União Europeia e os Estados Unidos.