Ataque resultou em uma professora morta
Por Rogério Ciriono
A Escola Estadual Thomazia Montoro, localizada na zona sul de São Paulo, ficará fechada por uma semana após um ataque realizado por um adolescente de 13 anos, que resultou na morte da professora Elizabeth Tenreiro, de 71 anos, e deixou outros três professores e um estudante feridos.
O secretário de Educação do estado de São Paulo, Renato Feder, afirmou que a equipe de psicólogos da Secretaria de Saúde está dando atendimento exclusivo para a comunidade escolar afetada. Para conter o problema de violência nas escolas, o governo anunciou que planeja contratar 150 mil horas de atendimento psicológico e psicopedagógico para as escolas estaduais.
Desde 2019, a Secretaria de Estado da Educação desenvolve um programa de melhoria da convivência e proteção escolar chamado Conviva SP, que prevê que as escolas se transformem em um ambiente mais acolhedor, colaborativo e seguro.
O programa disponibiliza 300 profissionais dedicados a prestar atendimento psicológico nas escolas. Além desses profissionais, a secretaria conta ainda com 500 pessoas que foram treinadas no âmbito do programa para atuar em 500 escolas do estado. O número, no entanto, ainda é insuficiente para atender todas as escolas da rede estadual.