EUA atacam porto no Iêmen, matam 58 e aumentam tensão no Oriente Médio

Renda do petróleo estaria financiando ações dos houthis, diz governo americano

📍 Ras Isa, Iêmen – Um ataque aéreo das forças armadas dos Estados Unidos destruiu nesta quinta-feira (17) o porto de Ras Isa, no norte de Hodeidah, deixando 58 mortos e mais de 100 feridos, segundo a TV Al-Masirah, ligada aos houthis. A maioria das vítimas seriam trabalhadores civis.

💣 Segundo o Comando Central americano (Centcom), o porto era uma importante fonte de financiamento para os houthis, grupo rebelde apoiado pelo Irã que controla a capital Sanaa e vastas áreas do país. “O objetivo era atacar as fontes econômicas do poder houthi”, informou o Pentágono.

🛑 O Hamas reagiu com dureza e classificou a ofensiva como uma “agressão flagrante” e um “crime de guerra”, afirmando que a ação confirma a política de dominação dos EUA no Oriente Médio. Manifestações contra os ataques e em apoio à Palestina estão sendo convocadas pelos houthis.

🚑 Equipes de resgate seguem no local tentando conter incêndios e localizar sobreviventes. Imagens divulgadas pelo canal dos rebeldes mostram explosões e nuvens densas de fumaça cobrindo o porto.

🔥 O conflito se intensificou nas últimas semanas. Os houthis têm atacado navios no Mar Vermelho desde 2023, como parte de uma ofensiva que dizem ser em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza.

🌍 Desde 2014, o Iêmen vive uma guerra civil devastadora. Os EUA intensificaram os bombardeios no país a pedido do presidente Donald Trump, como parte de uma estratégia para sufocar o financiamento das milícias.

📡 Na mesma noite, a França informou ter derrubado um drone lançado do Iêmen. Israel também interceptou mísseis vindos da região.


#YemenUnderAttack #StopTheWarInYemen #MiddleEastCrisis #HumanRights #Houthi #RasIsa #USMilitary #WarCrimes #FreePalestine #NoMoreWar

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui