EUA proíbem mulheres trans em competições femininas

Washington (United States), 20/01/2025.- Newly sworn-in President Donald Trump takes part in a signing ceremony in the President's Room following the 60th inaugural ceremony at the US Capitol in Washington, DC, USA, 20 January 2025. Trump became the 47th president of the United States in a rare indoor inauguration ceremony. The parade was also moved inside Capitol One Arena due to weather. (Estados Unidos) EFE/EPA/Melina Mara / POOL

Comitê Olímpico dos EUA altera política para cumprir ordem executiva assinada por Trump

O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (Usopc) decidiu proibir a participação de mulheres transgênero em competições femininas. A medida cumpre uma ordem executiva assinada em fevereiro de 2025 pelo presidente Donald Trump.

A decisão foi comunicada após o jornal The New York Times divulgar, na terça-feira (22), que o Usopc havia alterado sua “Política de Segurança dos Atletas” na segunda-feira (21). A confirmação da mudança foi dada pelo próprio comitê, em resposta às perguntas feitas pelo jornal.

Em nota oficial, o Usopc declarou:

  • “O Usopc está comprometido com a proteção das oportunidades para os atletas que participam do esporte.”

  • “O Usopc continuará colaborando com várias partes interessadas com responsabilidades de supervisão, como o Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Paralímpico Internacional e as federações nacionais.”

  • “Nosso objetivo é garantir que as mulheres tenham um ambiente de competição justo e seguro, de acordo com a Ordem Executiva 14201 e a Lei Olímpica e do Esporte Amador Ted Stevens.”

Embora o texto da política não cite explicitamente mulheres transgênero, a ordem executiva de Trump — que serve como base para a medida — determina que pessoas trans não podem competir em categorias femininas.

A proibição faz parte de uma série de mudanças recentes nas normas esportivas norte-americanas relacionadas à participação de atletas trans. O Usopc confirmou que a alteração foi feita para garantir conformidade com a legislação vigente.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui