EUA: secretário de Trump diz que é preciso “consertar” o Brasil

Howard Lutnick afirma que país prejudica interesses norte-americanos

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, declarou que o Brasil precisa ser “consertado” para deixar de prejudicar os interesses norte-americanos. A fala foi feita em entrevista ao programa NewsNation.

Lutnick incluiu o Brasil entre os países que, segundo ele, “têm um problema” e precisam “reagir corretamente” aos EUA. “Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos, e é por isso que estamos em desvantagem com eles”, afirmou.

As novas tarifas comerciais anunciadas por Donald Trump, que entram em vigor na próxima quarta-feira (1°), não atingem o Brasil. Serão taxados produtos da Suíça, Índia, Austrália e Coreia do Sul, entre 25% e 100%, em setores como medicamentos, caminhões pesados e móveis.

Lutnick justificou as medidas com base no déficit comercial. “Bem, a Suíça é um pequeno país rico. Sabe por que eles são um pequeno país rico? Porque nos vendem 40 bilhões de dólares a mais em produtos”, disse.

O secretário ressaltou que os países terão de se adaptar às políticas econômicas de Trump caso queiram manter relações comerciais com os EUA. “Estes países precisam entender que se eles querem vender para os consumidores americanos, é preciso jogar bola com o presidente dos Estados Unidos”, concluiu.

Quer que eu adapte esse texto para o mesmo formato que usamos no caso dos caças russos na Estônia (título, subtítulo, até seis parágrafos, linguagem jornalística direta)?

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui