Exposição fotográfica na CLDF exibe criação de abelhas em quilombo


Exposição fotográfica na CLDF exibe criação de abelhas em quilombo

Mostra realizada pela Embaixada da Eslovênia apresenta projeto que busca preservar meio ambiente e gerar renda para comunidade do Quilombo África

A Câmara Legislativa recebe a exposição “Desenvolvimento da Cadeia de Produção Apícola na Comunidade Quilombola África em Abaetetuba-PA”, promovida pela Embaixada da República da Eslovênia em Brasília. A mostra com registros da jornalista e fotógrafa Claudia Godoy foi inaugurada nesta quinta-feira (27), no foyer do Plenário da Casa, onde permanece para visitação gratuita até o início de agosto.

As 30 fotografias revelam cenas do projeto esloveno no Quilombo África, em Moju, comunidade situada nas imediações de Belém (PA). A embaixada instalou 30 colmeias no quilombo a fim de apoiar os quilombolas na preservação da floresta Amazônica, além de garantir uma renda extra para as famílias. Sem ferrão, as abelhas introduzidas são de espécie nativa do Brasil, o que facilita a criação e evita impactos negativos na flora e fauna locais.

“A Eslovênia é um país que tem como prioridade o cuidado com o meio ambiente, sustentabilidade, acesso universal à água e diversas outras questões ambientais e ecológicas”, relatou a embaixadora da Eslovênia, Mateja Kračun, na abertura da exposição. “A apicultura, além de uma atividade comercial importantíssima, promove a segurança alimentar e protege a biodiversidade, pois as abelhas e outros polinizadores garantem a manutenção ecológica nos habitats”, complementou.

Já Claudia Godoy ressaltou que “a embaixada levou a preservação da floresta, a renda e a esperança para aquelas pessoas”. Ainda participou do evento a presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF, Jane Marrocos. Ela apontou que a Câmara é a casa não só do povo do DF, mas de todos os povos. Também comemorou que as ações da embaixada “entrelaçam Brasil e Eslovênia pelo mel”.

 

 

Eslovênia: tradição em apicultura

A Eslovênia é a terra Natal de Anton Janša, o pai da apicultura moderna. Devido aos estudos de Janša, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial da Abelha, celebrado em 20 de maio. A data alerta para a importância da preservação das abelhas, responsáveis pela polinização de grande parte das frutas e verduras. Hoje esse inseto é ameaçado por pesticidas usados indiscriminadamente nas lavouras.

Com a ajuda de parceiros, nos últimos seis anos o país europeu tem cooperado em milhares de ações com abelhas em todo o mundo. Diferentes projetos de polinizadores foram realizados neste âmbito, que ajudam a recuperar ecossistemas e a capacitar comunidades vulneráveis.

 

 



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui