A Finlândia tornou-se nesta terça-feira (4), o 31º país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
“É um dia realmente histórico”, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, que completou: “será um bom dia para a segurança finlandesa, para a Europa e para a OTAN como um todo”.
A embaixada da Finlândia no Brasil, celebrou a adesão em publicação nas redes sociais, garantindo que “a adesão fortalece a estabilidade regional”.
A Finlândia tornou-se hoje membro da aliança de defesa da Otan. A adesão fortalece a estabilidade regional. A seguir o comunicado do Presidente da República da Finlândia, Sauli Niinistö. pic.twitter.com/CXP6vmvdYK
— Finlândia no Brasil (@EmbFinlandia) April 4, 2023
“Tenho absoluta certeza de que a Suécia também se tornará membro da aliança atlântica. É uma prioridade para a OTAN e para mim garantir que isso aconteça o mais rápido possível”, enfatizou Stoltenberg. A Suécia atualmente participa da organização com o status de país convidado.
Com a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, os dois países nórdicos decidiram mudar a postura de não engajamento militar que mantinham desde os anos 1990, herdada de décadas de neutralidade forçada ou escolhida. Eles se candidataram à adesão à OTAN em maio de 2022.
Fonte: Diplomacia Business
Veja também: