Presidente da CPMI ameaça ir ao Supremo Tribunal Federal caso não receba os arquivos dentro do prazo
Por Rogério Cirino
Nesta terça-feira (1º), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esclareceu à CNN que o ministério não negou a entrega de imagens à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.
Dino explicou que o ministério, seguindo a legislação vigente, informou que a decisão de compartilhamento de provas de inquérito policial não é de competência do ministro da Justiça, mas sim do Poder Judiciário. Em um ofício enviado à CPMI, o ministério ressaltou que as imagens estão em fase de investigação criminal e que o pedido para acessá-las deve ser encaminhado à autoridade responsável pelos inquéritos policiais.
Após receber o ofício, o presidente da comissão, deputado federal Arthur Maia (União-BA), solicitou a reconsideração da negativa das imagens e reforçou o pedido para que os arquivos sejam entregues à CPMI em até 48 horas. Ele ainda afirmou que, caso o prazo não seja cumprido, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal para obter acesso aos documentos.
Veja também: O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino, terminou para Minas Tênis Clube e Sesi Franca na última sexta-feira (13). O… O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste sábado (13), o Flamengo derrotou o Pyramids, do Egito, por 2 a 0, no Estádio… A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) esteve presente, neste sábado (13), na inauguração da primeira Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) no Setor Comercial Sul (SCS). O evento contou… onvocação dos jovens classificados será feita até 2 de março de 2026, conforme edital da Sefami-DF A Secretaria da Família do Distrito Federal (Sefami-DF) publicou nesta sexta-feira (12), no Diário… Em busca da classificação para a decisão da Copa Intercontinental de clubes da Fifa, o Flamengo entra em campo contra o Pyramids (Egito) a partir das 14h (horário de Brasília) deste… Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,… Presidente dos EUA afirma que ofensiva por terra seria o próximo passo após operações marítimas contra o narcotráfico, elevando a tensão com o governo Maduro O presidente dos Estados Unidos,… Favorito no segundo turno, José Antonio Kast lidera pesquisas e reacende debate sobre o legado da ditadura militar em um país politicamente dividido O Chile se prepara para um segundo… Satélite registra espiral de nuvens; ventos de quase 100 km/h causaram mortes, apagões e transtornos em São Paulo e Santa Catarina Imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES-19, operado pela Nasa… Ação da Polícia Federal que investiga ex-assessora de Arthur Lira provoca reação imediata da cúpula da Câmara dos Deputados O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou uma…
Opiniões de senadores sobre o caso também foram mencionadas. O senador Omar Aziz (PSD-AM) destacou que estão exigindo acesso às imagens, não apenas solicitando. Já o senador Sergio Moro (União-PR) ressaltou que a Constituição confere às CPMIs poderes próprios de investigação, não dependendo de autorização do STF para cada etapa realizada. Ele afirmou que o material fornecido por Flávio Dino não compromete as investigações em curso.
Veja também:






