Flávio Dino afirma à CNN: “Não negamos entrega de imagens à CPMI do 8 de janeiro”

Presidente da CPMI ameaça ir ao Supremo Tribunal Federal caso não receba os arquivos dentro do prazo

Por Rogério Cirino

Nesta terça-feira (1º), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esclareceu à CNN que o ministério não negou a entrega de imagens à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.

Dino explicou que o ministério, seguindo a legislação vigente, informou que a decisão de compartilhamento de provas de inquérito policial não é de competência do ministro da Justiça, mas sim do Poder Judiciário. Em um ofício enviado à CPMI, o ministério ressaltou que as imagens estão em fase de investigação criminal e que o pedido para acessá-las deve ser encaminhado à autoridade responsável pelos inquéritos policiais.

Após receber o ofício, o presidente da comissão, deputado federal Arthur Maia (União-BA), solicitou a reconsideração da negativa das imagens e reforçou o pedido para que os arquivos sejam entregues à CPMI em até 48 horas. Ele ainda afirmou que, caso o prazo não seja cumprido, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal para obter acesso aos documentos.

Veja também:

Em um dia de alívio no mercado financeiro, o dólar caiu para abaixo de R$ 5,50 nesta quinta-feira (4). A bolsa de valores subiu pela quarta vez seguida e superou…

As agências do trabalhador estão com 682 oportunidades abertas nesta sexta-feira (5). O maior salário é de R$ 4 mil para duas vagas de mecânico de manutenção de motores diesel,…

Beatriz Haddad foi a única representante do Brasil a avançar nesta quinta-feira (4) no Torneio de Wimbledon, em Londres. Número 20 do mundo, Bia se classificou à terceira rodada de…

A alta no dólar e a recuperação da cotação do petróleo e do minério de ferro fizeram o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) revisar para cima a…

Na tarde do dia 3 de julho de 2024, por volta das 15h30, uma operação de rotina da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resultou na apreensão de um veículo…

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) participará, nesta sexta-feira (5) e sábado (6), da 32ª edição programa GDF Mais Perto do Cidadão, na Cidade Estrutural, levando vários serviços…

O Brasil chegou a flertar com a eliminação nesta quinta-feira (4), em Riga (Letônia). A seleção masculina de basquete esteve 24 pontos atrás do placar contra Camarões. A reação depois…

Puxado pela queda no preço da soja e do milho e pelo aumento na importação de veículos elétricos, o superávit da balança comercial caiu em junho. No mês passado, o…

A Rodoviária do P Sul, em Ceilândia, por onde passam cerca de 35 mil pessoas diariamente, recebeu nessa quarta-feira (3) uma série de serviços essenciais promovidos pela Secretaria de Saúde…

Após três meses de alta, o percentual de brasileiros endividados em junho de 2024 permaneceu em 78,8%, o mesmo registrado no mês anterior. Os dados são da Pesquisa de Endividamento…

Opiniões de senadores sobre o caso também foram mencionadas. O senador Omar Aziz (PSD-AM) destacou que estão exigindo acesso às imagens, não apenas solicitando. Já o senador Sergio Moro (União-PR) ressaltou que a Constituição confere às CPMIs poderes próprios de investigação, não dependendo de autorização do STF para cada etapa realizada. Ele afirmou que o material fornecido por Flávio Dino não compromete as investigações em curso.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui