Flávio Dino falata a convocação da Câmara

Ausência do ministro na Comissão de Segurança Pública gera críticas e possibilidade de medidas legais

O ministro da Justiça, Flávio Dino, faltou à convocação da Comissão de Segurança Pública da Câmara, resultando em possível pedido de impeachment. O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) já havia preparado um pedido de impeachment caso Dino não comparecesse à audiência convocada nesta terça-feira, 10. A lei do impeachment estipula que a ausência sem justificativa do ministro em convocações do Congresso pode configurar crime de responsabilidade.

O presidente da comissão, Sanderson (PL-RS), anunciou que tomará medidas embasadas na Constituição em resposta à ausência de Dino. O ministro alegou “providências administrativas inadiáveis” com a Secretaria Nacional de Segurança Pública como motivo para não comparecer. Contudo, Sanderson sorriu ao ler a justificativa, já que a audiência começou pouco menos de meia hora depois da chegada do ofício da pasta.

Veja também

Uma das avenidas mais emblemáticas de Brasília, a W3 passa por uma grande transformação. Em 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início ao processo de requalificação da parte…

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, reforçou sua visão sobre o mercado de transferências em entrevista à Gazeta Esportiva. Mesmo diante da pressão de torcedores por reforços de peso para o…

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido pelo Núcleo da Qualidade e Segurança…

Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Festival Internacional de Criatividade Pixel Show, que já contou com 18 edições em São Paulo, desembarca na Arena BRB Mané Garrincha,…

Simulado no Lago das Rosas, em Goiânia, destacou ações planejadas para enfrentar os desafios do período chuvoso (Foto: CBMGO) O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lançou…

O fortalecimento da segurança alimentar e nutricional é uma missão prioritária do Governo do Distrito Federal (GDF). Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), que coordena essa política no…

Em entrevista ao GDF de Ponto a Ponto, podcast da Agência Brasília, nesta quinta-feira (21), o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, destacou as principais ações do Governo do Distrito…

Escrito por Paulo Carvalho Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter…

Imagine como seria despertar durante o sono por conta de fortes dores de cabeça. É o que ocorria rotineiramente com a pequena Isabella Rodrigues, 8. “Eu chegava para buscá-la na…

O suplemento Impacto da Raça/Cor na Segurança Alimentar, parte da pesquisa Segurança Alimentar no Distrito Federal: um panorama sociodemográfico, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF),…


 

O deputado Bilynskyj expressou frustração, afirmando que já havia deixado um pedido de impeachment preparado, pois, segundo ele, já esperava a ausência do ministro. A convocação da comissão abordava 19 pedidos de deputados relacionados a nove temas, incluindo questões como regulamentação de armas, fake news, corte de verba no Orçamento e criminalização dos games. Parlamentares acusaram Dino de desrespeitar a Câmara ao se ausentar, sugerindo medidas contra o ministro.

Sanderson criticou a atitude do governo, alegando omissão na pauta de Segurança Pública e destacando que, em uma República democrática, ninguém está acima da lei. Esta seria a segunda vez que Dino faltaria à comissão, sendo que na primeira, em abril, a sessão virou palco de confronto, levando o ministro a interromper seu depoimento.

Veja também

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui