Ausência do ministro na Comissão de Segurança Pública gera críticas e possibilidade de medidas legais
O ministro da Justiça, Flávio Dino, faltou à convocação da Comissão de Segurança Pública da Câmara, resultando em possível pedido de impeachment. O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) já havia preparado um pedido de impeachment caso Dino não comparecesse à audiência convocada nesta terça-feira, 10. A lei do impeachment estipula que a ausência sem justificativa do ministro em convocações do Congresso pode configurar crime de responsabilidade.
O presidente da comissão, Sanderson (PL-RS), anunciou que tomará medidas embasadas na Constituição em resposta à ausência de Dino. O ministro alegou “providências administrativas inadiáveis” com a Secretaria Nacional de Segurança Pública como motivo para não comparecer. Contudo, Sanderson sorriu ao ler a justificativa, já que a audiência começou pouco menos de meia hora depois da chegada do ofício da pasta.
Veja também A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) entregou, nessa quinta-feira (7), o Certificado de Regularidade de Documentação à presidente do Instituto Solidário de Ceilândia, Helena Farias. O documento, que está… Após sete meses de investigação, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da 5ª DP (Área Central), desarticulou uma associação criminosa atuante em diversos estados da federação, responsável… Prezados AGENTES e ESCRIVÃES DE POLÍCIA, Com a oportunidade do ingresso de novos servidores, a PCDF publica o Edital de RECRUTAMENTO 2024, atendendo às novidades trazidas pela Portaria nº 280/2024 DGPC, a qual “Dispõe sobre critérios… Com o objetivo de debater a desinstitucionalização e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, nesta quinta-feira (7), a VII Jornada Acadêmica do Programa… Gabriel Bortoleto ganhou uma vaga da Fórmula 1 2025. O brasileiro foi anunciado pela Sauber, futura Audi, como piloto da próxima temporada. Trata-se de uma notícia que enche os olhos… Após passar por um momento delicado em A Fazenda 2024, Raquel Brito, que foi desclassificada do reality por problemas de saúde, atualizou seu estado. Raquel Brito tem miocardite aguda (Imagem:… Os programas que envolvem jogos, provas e competições valendo prêmios em dinheiro estão entre os mais assistidos da TV brasileira. Eles fazem os espectadores torcerem com entusiasmo e podem mudar… Muito conhecido pelo seu trabalho como jornalista na Globo, Maurício Kubrusly terá sua vida contada em um documentário. Maurício Kubrusly foi diagnosticado com demência frontotemporal (Imagem: Reprodução / Globo) Produzido… Comissão de Fiscalização analisa indicadores e metas do Iges-DF nos dois primeiros quadrimestres Em audiência pública nesta quinta-feira (7), a Comissão de Fiscalização, Gestão, Transparência e Controle (CFGTC) da Câmara… O Aeroporto Internacional de Brasília registrou recordes de movimentação de passageiros nos últimos dias de outubro, impulsionado pela chegada do cantor Bruno Mars e outros grandes eventos realizados na capital….
O deputado Bilynskyj expressou frustração, afirmando que já havia deixado um pedido de impeachment preparado, pois, segundo ele, já esperava a ausência do ministro. A convocação da comissão abordava 19 pedidos de deputados relacionados a nove temas, incluindo questões como regulamentação de armas, fake news, corte de verba no Orçamento e criminalização dos games. Parlamentares acusaram Dino de desrespeitar a Câmara ao se ausentar, sugerindo medidas contra o ministro.
Sanderson criticou a atitude do governo, alegando omissão na pauta de Segurança Pública e destacando que, em uma República democrática, ninguém está acima da lei. Esta seria a segunda vez que Dino faltaria à comissão, sendo que na primeira, em abril, a sessão virou palco de confronto, levando o ministro a interromper seu depoimento.
Veja também