Ataques não deixam feridos e ampliam tensões no Oriente Médio
Nesta sexta-feira (20), duas bases americanas no Iraque foram alvo de ataques com foguetes, como resposta ao apoio de Washington a Israel no conflito com o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. Não houve feridos nos ataques, que aumentaram a tensão na região do Oriente Médio.
As facções armadas iraquianas, com ligações próximas ao Irã, haviam ameaçado atacar interesses americanos no país devido ao apoio dos Estados Unidos a Israel. O conflito na Faixa de Gaza resultou em uma guerra com milhares de mortos, desencadeada por uma ofensiva do Hamas em 7 de outubro.
Na madrugada desta sexta-feira, três foguetes Katiusha atingiram a base que abriga as forças da coalizão internacional antijihadista, composta por soldados dos EUA, próxima ao aeroporto internacional de Bagdá. Um ataque semelhante havia atingido a base de Ain al-Asad, na noite de quinta-feira, na região oeste do Iraque, também com presença de soldados americanos. Os danos estão sendo avaliados, e o ataque foi reivindicado por um grupo denominado Resistência Islâmica no Iraque, ligado a facções xiitas pró-Irã.
Atualmente, o Iraque abriga 2.500 militares americanos e 1.000 soldados de outros países membros da coalizão antijihadista em três bases militares. Os ataques recentes destacam as crescentes tensões na região devido ao conflito em andamento.