Governo Lula bloqueia 8,4 milhões de benefícios do Bolsa Família

Brasília (DF) -- Novo cartão Bolsa Família 2023. Foto: MDAS/Divulgação

Medida foi tomada após ‘pente fino’

No decorrer de 2023, o programa Bolsa Família, peça central das políticas de transferência de renda, passou por um rigoroso processo de revisão cadastral. Como resultado desse pente-fino, 8,4 milhões de famílias tiveram seus benefícios bloqueados. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclarece que os cortes visam corrigir inconsistências nos cadastros, como informações desatualizadas e distorções na renda ou composição familiar.

As regiões mais afetadas foram o Nordeste, com 3.762.332 beneficiários cortados, e o Sudeste, com 3.023.165. O MDS destaca que essa medida faz parte de uma série de ações para revitalizar o Bolsa Família, que, segundo a pasta, enfrentou desgastes nos últimos anos.

O levantamento, obtido pelo Metrópoles via Lei de Acesso à Informação, revela a expressiva quantidade de benefícios cancelados entre março e dezembro de 2023. Segundo o Observatório do Cadastro Único, cerca de 21 milhões de famílias recebem atualmente o Bolsa Família, com concentração notável no Nordeste (9,4 milhões) e Sudeste (6,2 milhões).

 

Veja também:

O senador Eduardo Girão (Novo-CE), em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (23), anunciou que já conseguiu o número de assinaturas necessário para instaurar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para…

Senadores manifestaram pesar pela morte do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, aos 81 anos, em Paris, na França. Reconhecido internacionalmente pelos registros de temas sociais e ambientais, Sebastião Salgado nasceu em…

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senador licenciado Carlos Fávaro, participará de audiência pública na Comissão de Agricultura (CRA).  Os senadores aprovaram requerimento que convida o ministro para falar…

O Plenário do Senado vai realizar uma sessão especial na terça-feira (27), a partir das 10 horas, para celebrar os 120 anos de atuação do Grupo Energisa no setor elétrico…

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai promover uma audiência pública na terça-feira (27) a partir das 14h, para debater a permissão para que supermercados vendam remédios que não precisam…

Nesta segunda-feira (26), o Senado promove sessão especial em homenagem ao Dia do Físico. A solenidade está marcada para às 10h e foi pedida pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP),…

De 3 a 5 de junho será realizado o 11º Fórum Parlamentar do Brics, no Congresso Nacional, em Brasília. A cooperação global em saúde e o uso da inteligência artificial…

Os 80 anos da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) foram comemorados no Senado em sessão especial nesta sexta-feira (23). O evento destacou a importância das instituições de…

Em reunião marcada para terça-feira (27), às 11h, a Comissão de Segurança Pública (CSP) deve apreciar substitutivo (texto alternativo) ao projeto de lei que busca ampliar a segurança de docentes…

O Senado aprovou nesta semana projeto de lei que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA). O PL 2.159/2021 uniformiza os procedimentos para emissão de licença ambiental em todo…

São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro lideram em cortes, ultrapassando a marca do milhão de benefícios bloqueados. O MDS justifica essa ação como parte da retomada do Bolsa Família, que passou por modificações nos últimos anos. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou irregularidades na gestão do Auxílio Brasil, programa do governo Bolsonaro, e deficiências na atualização do Cadastro Único.

O pente-fino, iniciado no início de 2023, buscou famílias com inconsistências na renda ou composição familiar. O MDS também realizou a revisão de cadastros desatualizados. A diretora do Departamento de Benefícios do MDS, Caroline Paranayba, destaca que as inconsistências não indicam, necessariamente, que os beneficiários estavam fora da faixa de renda estabelecida pelo programa, mas sim que algumas famílias recebiam o benefício duplicado.

Neste ano em que o Bolsa Família completa 20 anos, a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, enfatiza o foco na interlocução com municípios, destacando o impacto do programa na economia local.

O governo busca, assim, aprimorar a qualidade do programa e garantir que ele continue sendo um instrumento eficaz no combate à fome e no fortalecimento da segurança alimentar das famílias beneficiárias.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui