Governo Lula bloqueia 8,4 milhões de benefícios do Bolsa Família

Brasília (DF) -- Novo cartão Bolsa Família 2023. Foto: MDAS/Divulgação

Medida foi tomada após ‘pente fino’

No decorrer de 2023, o programa Bolsa Família, peça central das políticas de transferência de renda, passou por um rigoroso processo de revisão cadastral. Como resultado desse pente-fino, 8,4 milhões de famílias tiveram seus benefícios bloqueados. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclarece que os cortes visam corrigir inconsistências nos cadastros, como informações desatualizadas e distorções na renda ou composição familiar.

As regiões mais afetadas foram o Nordeste, com 3.762.332 beneficiários cortados, e o Sudeste, com 3.023.165. O MDS destaca que essa medida faz parte de uma série de ações para revitalizar o Bolsa Família, que, segundo a pasta, enfrentou desgastes nos últimos anos.

O levantamento, obtido pelo Metrópoles via Lei de Acesso à Informação, revela a expressiva quantidade de benefícios cancelados entre março e dezembro de 2023. Segundo o Observatório do Cadastro Único, cerca de 21 milhões de famílias recebem atualmente o Bolsa Família, com concentração notável no Nordeste (9,4 milhões) e Sudeste (6,2 milhões).

 

Veja também:

Em um dia de alívio no mercado financeiro, o dólar caiu para abaixo de R$ 5,50 nesta quinta-feira (4). A bolsa de valores subiu pela quarta vez seguida e superou…

As agências do trabalhador estão com 682 oportunidades abertas nesta sexta-feira (5). O maior salário é de R$ 4 mil para duas vagas de mecânico de manutenção de motores diesel,…

Beatriz Haddad foi a única representante do Brasil a avançar nesta quinta-feira (4) no Torneio de Wimbledon, em Londres. Número 20 do mundo, Bia se classificou à terceira rodada de…

A alta no dólar e a recuperação da cotação do petróleo e do minério de ferro fizeram o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) revisar para cima a…

Na tarde do dia 3 de julho de 2024, por volta das 15h30, uma operação de rotina da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resultou na apreensão de um veículo…

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) participará, nesta sexta-feira (5) e sábado (6), da 32ª edição programa GDF Mais Perto do Cidadão, na Cidade Estrutural, levando vários serviços…

O Brasil chegou a flertar com a eliminação nesta quinta-feira (4), em Riga (Letônia). A seleção masculina de basquete esteve 24 pontos atrás do placar contra Camarões. A reação depois…

Puxado pela queda no preço da soja e do milho e pelo aumento na importação de veículos elétricos, o superávit da balança comercial caiu em junho. No mês passado, o…

A Rodoviária do P Sul, em Ceilândia, por onde passam cerca de 35 mil pessoas diariamente, recebeu nessa quarta-feira (3) uma série de serviços essenciais promovidos pela Secretaria de Saúde…

Após três meses de alta, o percentual de brasileiros endividados em junho de 2024 permaneceu em 78,8%, o mesmo registrado no mês anterior. Os dados são da Pesquisa de Endividamento…

São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro lideram em cortes, ultrapassando a marca do milhão de benefícios bloqueados. O MDS justifica essa ação como parte da retomada do Bolsa Família, que passou por modificações nos últimos anos. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou irregularidades na gestão do Auxílio Brasil, programa do governo Bolsonaro, e deficiências na atualização do Cadastro Único.

O pente-fino, iniciado no início de 2023, buscou famílias com inconsistências na renda ou composição familiar. O MDS também realizou a revisão de cadastros desatualizados. A diretora do Departamento de Benefícios do MDS, Caroline Paranayba, destaca que as inconsistências não indicam, necessariamente, que os beneficiários estavam fora da faixa de renda estabelecida pelo programa, mas sim que algumas famílias recebiam o benefício duplicado.

Neste ano em que o Bolsa Família completa 20 anos, a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, enfatiza o foco na interlocução com municípios, destacando o impacto do programa na economia local.

O governo busca, assim, aprimorar a qualidade do programa e garantir que ele continue sendo um instrumento eficaz no combate à fome e no fortalecimento da segurança alimentar das famílias beneficiárias.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui