Haddad aposta em acordo com UE para “proteger” Mercosul de eleição “exótica” na Argentina

Ministro de Lula faz referencia velada a Javier Milei e prevê dificuldades para o governo petista caso o libertário argentino ganhe eleições.

Por Rogério Cirino

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em um evento em Nova York, nos Estados Unidos, que o acordo fechado com a União Europeia pode ser importante para proteger o Mercosul caso haja um resultado surpreendente na eleição argentina.

Haddad não mencionou Javier Milei, o candidato que venceu as prévias na Argentina e que critica o Mercosul, chamando-o de um fracasso comercial. Há preocupação de que, se Milei for eleito, a Argentina possa sair do bloco. Haddad disse: “Não sabemos o que acontecerá com o Mercosul se o acordo não for concretizado e se tivermos uma eleição ‘inusitada’ na Argentina. Pode ser que o Mercosul nem sobreviva.” Ele acrescentou: “Se o acordo for fechado, talvez o resultado eleitoral não tenha tanto impacto no bloco Mercosul.”

Haddad argumentou que a expansão do Mercosul só é possível por meio desse acordo. Com ele, o bloco se tornaria mais atrativo para outros países da América do Sul.

“O Mercosul seria visto como Mercosul-União Europeia após a aprovação dos países. Isso faria com que a Colômbia e o Chile olhassem o Mercosul de maneira diferente”, disse ele.

Veja também:

Você sabia que Brasília abriga um museu do piano? A Casa do Piano fica localizada no Núcleo Rural Córrego da Onça, próximo ao Catetinho, e permite aos visitantes explorar os…

A diminuição dos gastos públicos entrou no centro do debate político e econômico nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já anunciou a necessidade de cortes nas despesas…

Palco de diferentes manifestações culturais, o Eixão do Lazer recebe, neste domingo (7), a 4ª Feira Capital Cult. O evento promove a união de diversas formas de entretenimento, com uma…

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as…

Artes: Fábio Nascimento/Agência Brasília Com a chegada da seca, nada melhor do que explorar as maravilhas naturais que o Distrito Federal tem a oferecer. Em meio ao Cerrado brasiliense, as…

Relacionadas O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (3/7), da quinta edição do Seminário de Direito Administrativo Sancionador. Realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), em parceria com o…

Relacionadas Seguindo o compromisso de aprimorar cada vez mais a qualidade na assistência à saúde dos mineiros, o Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (3/7), a primeira etapa da homologação…

Na madrugada deste domingo, 07, a Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo no Paranoá. Os policiais do 20º Batalhão realizavam patrulhamento na Avenida Comercial,…

O domínio de outros idiomas abre um leque de oportunidades profissionais e de desenvolvimento pessoal. A rede pública de ensino do Distrito Federal oferece ensino bilíngue em quatro unidades educacionais:…

Relacionadas Minas Gerais já investiu mais de R$ 16 milhões de 2019 até agora na melhoria da infraestrutura de aeródromos e aeroportos no estado, com a realização de obras em…


 

Perspectivas para o Brasil

Durante seu discurso, o ministro também destacou que a economia brasileira tem potencial para crescer mais rápido do que a média mundial, levando em consideração a sustentabilidade ambiental.

“Tenho certeza de que o Brasil pode crescer acima da média global. Se o mundo crescer 2%, podemos crescer 3%; se o mundo crescer 3%, podemos chegar a 3,5%, mas com um compromisso ambiental superior a qualquer outro país”, afirmou.

Haddad mencionou as medidas implementadas pelo governo para uma transição ecológica, incluindo a regulação do mercado de carbono, emissão de títulos verdes e taxonomia.

O ministro estava participando do evento chamado “Brasil na Liderança da Justiça Climática: A Economia Brasileira Rumo à Transformação Ecológica”.,

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui