Ministro de Lula faz referencia velada a Javier Milei e prevê dificuldades para o governo petista caso o libertário argentino ganhe eleições.
Por Rogério Cirino
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em um evento em Nova York, nos Estados Unidos, que o acordo fechado com a União Europeia pode ser importante para proteger o Mercosul caso haja um resultado surpreendente na eleição argentina.
Haddad não mencionou Javier Milei, o candidato que venceu as prévias na Argentina e que critica o Mercosul, chamando-o de um fracasso comercial. Há preocupação de que, se Milei for eleito, a Argentina possa sair do bloco. Haddad disse: “Não sabemos o que acontecerá com o Mercosul se o acordo não for concretizado e se tivermos uma eleição ‘inusitada’ na Argentina. Pode ser que o Mercosul nem sobreviva.” Ele acrescentou: “Se o acordo for fechado, talvez o resultado eleitoral não tenha tanto impacto no bloco Mercosul.”
Haddad argumentou que a expansão do Mercosul só é possível por meio desse acordo. Com ele, o bloco se tornaria mais atrativo para outros países da América do Sul.
“O Mercosul seria visto como Mercosul-União Europeia após a aprovação dos países. Isso faria com que a Colômbia e o Chile olhassem o Mercosul de maneira diferente”, disse ele.
Veja também: A noite deste sábado (21) teve um gosto de nostalgia para quem foi ao Teatro Nacional Claudio Santoro prestigiar o primeiro dia de programação aberta ao público. O espaço cultural… A Globo já começou a fechar o elenco de famosos para o BBB 2025, que estreará no dia 13 de janeiro. Na próxima edição, eles, assim como os integrantes da… Source link O Jornal Nacional revelou todos os patrocinadores confirmados para as transmissões do futebol nacional de 2025 na Globo, somando os jogos do Brasileirão e Copa do Brasil. Globo alcança valor bilionário… Os centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal terão inscrições para o 1º semestre de 2025 no período de 4 a 10 de janeiro, exclusivamente pelo site oficial da… Fim de ano é época de descanso e diversão. Muitas pessoas aproveitam o período para ir a festas ou para viajar. Mas é importante ficar alerta para garantir que tudo… Inaugurada em setembro deste ano, a fábrica de artefatos de concreto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) vai muito além da produção de materiais para estruturas públicas…. Após mais de três décadas de espera, sete ruas de São Sebastião receberam asfalto pela primeira vez neste ano. As obras foram possíveis graças à regularização das áreas e executadas… Globo, Record, SBT e Band estão interessadas em alcançar bom faturamento e audiência, cada uma no seu quadrado, em relação ao eventos esportivos confirmados em 2025. A maioria vai apostar… A obra de restauração do Teatro Nacional Claudio Santoro era aguardada há muitos anos. Antes mesmo da interdição do complexo cultural em 2014, devido ao descumprimento das normas de segurança,…
Perspectivas para o Brasil
Durante seu discurso, o ministro também destacou que a economia brasileira tem potencial para crescer mais rápido do que a média mundial, levando em consideração a sustentabilidade ambiental.
“Tenho certeza de que o Brasil pode crescer acima da média global. Se o mundo crescer 2%, podemos crescer 3%; se o mundo crescer 3%, podemos chegar a 3,5%, mas com um compromisso ambiental superior a qualquer outro país”, afirmou.
Haddad mencionou as medidas implementadas pelo governo para uma transição ecológica, incluindo a regulação do mercado de carbono, emissão de títulos verdes e taxonomia.
O ministro estava participando do evento chamado “Brasil na Liderança da Justiça Climática: A Economia Brasileira Rumo à Transformação Ecológica”.,
Veja também: