Consórcio Brasil Central reúne líderes de unidades federativas que representam quase 13% do PIB nacional
Por Hélio Rosa
Nesta sexta-feira (29), os governadores das sete unidades federativas que compõem o Consórcio Brasil Central (BrC) se reunirão na Pousada do Rio Quente, em Caldas Novas (GO), para discutir questões cruciais como reforma tributária e segurança pública. O governador Ibaneis Rocha, que liderou o consórcio entre 2021 e 2022, confirmou sua participação.
Os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal formam o consórcio, contribuindo com 12,56% do Produto Interno Bruto (PIB). Este grupo, com aproximadamente 27 milhões de habitantes, possui uma representação significativa no Congresso Nacional, contando com 21 senadores e 75 deputados.
O governador Ibaneis Rocha destaca a importância do fórum como uma oportunidade para alinhamento em temas relevantes para esses estados. Ele ressalta que o consórcio tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da região Centro-Oeste e partes do Norte e do Nordeste, gerando protagonismo por meio de uma abordagem cooperativa no campo econômico.
Durante sua liderança no BrC, Ibaneis Rocha conduziu iniciativas como a concessão de linhas de crédito pelo Banco de Brasília (BRB), destinadas a financiar a economia de baixo carbono e energias renováveis no Brasil Central. Além disso, contribuiu para a redução de até 30% nos custos de medicamentos, conforme o projeto Saúde Compras Compartilhadas.
O consórcio, fundado em 2015, é pioneiro no Brasil e busca estimular o desenvolvimento dos participantes, que abrangem 2,5 milhões de metros quadrados de território e 875 municípios. O evento ocorre no âmbito do Fórum de Governadores do Brasil Central, contando com a presença confirmada de líderes estaduais, senadores, deputados, prefeitos, secretários e representantes da sociedade civil.