Encontro rápido e distante entre os líderes chama atenção durante chegada à Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu neste sábado (20).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente argentino Javier Milei se reencontraram na manhã deste sábado (20), em Foz do Iguaçu (PR), durante a 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. A imprensa argentina destacou o cumprimento rápido e distante entre os dois líderes, ocorrido antes do início da reunião, por volta das 9h50.
Em vídeo do encontro, Lula e Milei aparecem se cumprimentando brevemente e, em seguida, posando para foto ao lado do ministro das Relações Exteriores da Argentina, Pablo Quirno.
O jornal La Nación descreveu a cena como um “aperto de mãos, sem sorrisos e mantendo um distanciamento físico considerável”. O Clarín destacou o título “A recepção fria entre Javier Milei e Lula da Silva”.
Inicialmente, o governo argentino havia sinalizado que Milei não compareceria à cúpula. Nos últimos dias, a presença do presidente foi confirmada.
Recentemente, Milei causou polêmica ao publicar imagem que retrata o Brasil e outros países sul-americanos com governos de esquerda como favelas. Em contraposição, a Argentina, Chile, Paraguai, Equador, Bolívia e Peru aparecem com visão futurista e desenvolvida.
Milei participa da cúpula ao lado de outros líderes do bloco, incluindo Yamandú Orsi (Uruguai) e Santiago Peña (Paraguai).
A reunião ocorre sem a assinatura do acordo comercial com a União Europeia, adiado por resistências europeias.
#Milei #Lula #CumbreMercosur #Mercosul #FozDoIguaçu #CumbreMercosur2025 #JavierMilei #LuizInacioLulaDaSilva #ArgentinaBrasil #RelacoesInternacionais #df #distritofederal #brasilia #metrópoles #bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #portaisassociados #jornalistaheliorosa






