Fogo atingiu o pavilhão dos países em Belém e Zona Azul foi fechada para perícia e avaliação de segurança
Um incêndio atingiu o pavilhão dos países na COP30 nesta quinta-feira (20/11), em Belém, e deixou indefinido o retorno das negociações climáticas. A área permanece fechada e não há previsão para retomada das atividades no local.
Em comunicado enviado às delegações, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) informou que o fogo foi contido e causou danos limitados. O texto afirma que o espaço não seria reaberto antes das 20h e que novas orientações seriam repassadas ao longo do dia.
O Corpo de Bombeiros do Pará realizará perícia para identificar a causa do incêndio. As informações preliminares indicam a possibilidade de um curto-circuito elétrico no pavilhão onde estavam instalados os espaços nacionais.
Como medida de precaução, o governo brasileiro e a UNFCCC decidiram fechar temporariamente a Zona Azul, principal área de circulação de delegações e chefes de Estado, até a conclusão da avaliação completa de segurança.
Ao menos 13 pessoas receberam atendimento médico após inalarem fumaça. Segundo a organização, todas foram assistidas e tiveram o estado de saúde monitorado pelas equipes no local.






