Inscrições para Centros Olímpicos e Paralímpicos serão abertas nesta sexta (3)


Começam nesta sexta-feira (3) as inscrições para as 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos (COPs). Ao todo, são 28.380 vagas distribuídas entre 32 modalidades, incluindo as voltadas para pessoas com deficiência. Podem se inscrever crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Podem se inscrever nos COPs crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos | Fotos: Divulgação/SEL-DF

O cadastro para concorrer às vagas será realizado por meio do Sistema de Inscrição dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (Siscop), disponível virtualmente neste site. O candidato que não tiver acesso à internet poderá comparecer ao Centro Olímpico e Paralímpico no qual deseja se candidatar à vaga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para realizar a inscrição. O prazo para cadastro se encerra no dia 24 de maio.

As inscrições serão analisadas pela diretoria de cada COP obedecendo aos seguintes critérios: ser estudante da rede pública de ensino e pertencer a família considerada de baixa renda

Entre as opções estão atividade física orientada, atletismo, basquete, ginásticas artística, localizada, acrobática e rítmica, desenvolvimento motor I e II, futebol de areia, futsal, futebol society, handebol, hidroginástica, natação, tênis e vôlei de quadra. Pessoas com deficiência podem praticar, entre outras modalidades, bocha, natação, atletismo e estimulação básica.

Lista de espera

Os candidatos que realizaram a inscrição até o mês de fevereiro de 2024 e que estão na fila de espera devem fazer novamente o cadastro para que possam continuar concorrendo a uma vaga nas modalidades ofertadas nos COPs. No ato da nova inscrição, o candidato deverá informar o ano e o número da inscrição anterior, caso assinale a opção de já ter realizado a inscrição. O candidato que não souber os dados pode recuperá-los no site da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF). Quem se inscreveu no sistema anterior terá prioridade no atendimento.

Entre as modalidades disponíveis estão atletismo, basquete, ginásticas artística, futebol de areia, futsal, futebol society, handebol e hidroginástica

Seleção

As inscrições serão analisadas pela diretoria de cada COP obedecendo aos seguintes critérios: ser estudante da rede pública de ensino e pertencer a família considerada de baixa renda, que pode ser comprovada por meio da participação no CadÚnico, na Bolsa Família, no Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência ou no Benefício Assistencial ao Idoso. A lista de espera também entrará como critério classificatório.

Os candidatos selecionados receberão até o dia 30 de maio a confirmação, contendo a documentação necessária para fins de efetivação da matrícula no Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos. Caso o candidato não receba o e-mail no prazo informado, recomenda-se o comparecimento ao respectivo COP para verificação da seleção.

Após a convocação, o candidato deverá apresentar a documentação em até cinco dias, por meio eletrônico ou diretamente no Centro Olímpico para o qual se inscreveu, para efetivação da matrícula.

O prazo para análise da documentação enviada pelo candidato é de 4 de maio a 7 de junho. O resultado preliminar dos alunos matriculados será divulgado na página da SEL-DF no dia 11 de junho. O candidato que não tiver o nome inscrito no resultado preliminar dos alunos matriculados poderá apresentar recurso administrativo em até cinco dias após a divulgação do resultado final. O resultado do julgamento dos recursos e o resultado definitivo dos alunos matriculados será publicado no site da Secretaria de Esporte e Lazer no dia 21 de junho.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui