Autoridades israelenses afirmam que 99% dos projéteis disparados pelo Irã foram neutralizados, destacando a eficácia dos sistemas de defesa antimísseis.
Autoridades em Tel Aviv estão em alerta devido aos drones lançados pelo Irã no último sábado (13), Israel enfrentou um ataque sem precedentes do Irã, com mais de 300 mísseis balísticos e drones lançados em direção ao seu território. No entanto, autoridades israelenses e americanas afirmam que a grande maioria desses projéteis foi interceptada antes de atingir seus alvos, graças à eficácia dos sistemas de defesa antimísseis em múltiplas camadas implantados por Israel e seus aliados.
Segundo informações divulgadas pelas Forças de Defesa de Israel, cerca de 99% dos mísseis e drones disparados pelo Irã foram neutralizados, representando um sucesso significativo na proteção do território israelense. Essa defesa eficaz foi possível devido à coordenação entre Israel, Estados Unidos, Reino Unido e França, que empregaram uma variedade de recursos, incluindo navios, aeronaves militares e sistemas de defesa terrestre.
Continha após os links
O presidente dos EUA, Joe Biden, destacou a cooperação entre os países aliados e elogiou a capacidade de defesa de Israel, afirmando que nada de “valor” foi atingido durante o ataque. Enquanto isso, autoridades britânicas afirmaram estar preparadas para intervir, utilizando aeronaves da Força Aérea Real na região, se necessário.
Apesar da eficácia na neutralização dos ataques, houve relatos de danos leves em solo israelense, além de alguns feridos, incluindo uma criança de sete anos em estado crítico. Os serviços de emergência atenderam diversas pessoas por ansiedade ou ferimentos leves durante o período de ataques. No entanto, as autoridades afirmam que a situação está sob controle e que Israel permanece vigilante diante de possíveis novos cenários de conflito.