Iraque condena últimos ataques dos EUA: “Escalada irresponsável”

24 de janeiro de 2024 – Os ataques norte-americanos contra grupos militantes iraquianos que fazem parte das forças de segurança oficiais do país foram duramente criticados pelo porta-voz do primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani. Ele afirmou que os ataques demonstraram “clara determinação em prejudicar a segurança e a estabilidade no Iraque”. O país, um raro aliado tanto de Teerã quanto de Washington, abriga tropas dos Estados Unidos e milícias apoiadas pelo Irã.

O Pentágono informou que os EUA realizaram bombardeios a três instalações ligadas a milícias apoiadas pelo Irã, incluindo as Brigadas do Hezbollah, em resposta a um ataque a uma base aérea iraquiana que feriu militares dos EUA no fim de semana. O porta-voz do primeiro-ministro iraquiano considerou o ato “inaceitável” e que mina anos de cooperação, violando a soberania do Iraque e levando a uma “escalada irresponsável”.

Os Estados Unidos têm respondido a ataques frequentes das milícias pró-iranianas, afiliadas às Forças de Mobilização Popular (PMF) do Iraque. O conflito tem colocado pressão sobre o presidente Joe Biden para uma resposta militar, apesar das complexidades políticas em Bagdá. A PMF alegou baixas em ataques noturnos recentes, enquanto as tensões persistem na região.*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui