Israel afirma ter matado chefe do Estado-Maior do Irã em Teerã

Ali Shadmani assumira o posto dias antes, após morte de comandante em bombardeios anteriores

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, nesta terça-feira (17), que mataram Ali Shadmani, chefe do Estado-Maior do Irã “em tempo de guerra”, durante ataques aéreos noturnos na capital Teerã. O alvo era um centro de comando militar iraniano.

Segundo o exército israelense, a operação foi baseada em “informações precisas” e aproveitou uma “oportunidade repentina” para eliminar o general, recém-nomeado após a morte do Tenente-General Gholam Ali Rashid, em ofensivas anteriores.

O Irã ainda não comentou oficialmente a morte de Shadmani. Ambos os generais lideravam o Quartel-General Central Khatam al-Anbiya, responsável por coordenar as ações entre o Exército regular e a Guarda Revolucionária do Irã.

Shadmani havia assumido o cargo na última sexta-feira (13), após uma série de bombardeios israelenses que atingiram alvos estratégicos em território iraniano. A IDF afirma que ele tinha influência direta em planos militares ofensivos contra Israel.

A escalada entre os dois países já causou mortes em ataques a bases militares e edifícios civis. Na segunda-feira (16), o Irã disparou mais uma série de mísseis contra Israel, aumentando as tensões na região.

O governo israelense tem intensificado as ações para eliminar lideranças iranianas ligadas ao planejamento de ataques contra seu território, reforçando o confronto direto em meio à crescente instabilidade no Oriente Médio.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui