Será que já está mesmo tudo definido na eleição da Mesa Diretora da CLDF?
Da Redação
Cearenses são conhecidos por serem destemidos, o deputado Reginaldo Veras (PDT) parece ter acolhido bem esse adjetivo ao desafiar o candidato praticamente eleito da base do governo, o atual Presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB).
Segundo fontes, o parlamentar do PDT teria articulado 12 votos, o suficiente para torná-lo o novo Presidente do Legislativo Distrital.
Leia também:
Rafael Prudente é reeleito presidente da CLDF quase por unanimidade
Fazendo uma análise minuciosa, é possível ver que isso é perfeitamente plausível: com o seu voto e do Vice, Eduardo Pedrosa (PTC) já seriam dois de largada, Chico Vigilante (PT) nunca se alinharia com a atual chapa da base, o deputado Sardinha (Avante) teria fechado seu voto pensando em um lugar à mesa e Julia Lucy (Novo) dificilmente se dobraria mantendo a coerência com o papel de oposição.
Leia também:
As redes de relações se encarregariam do resto: Reginaldo Veras traria Leandro Grass (Rede) enquanto seu vice, Eduardo Pedrosa tem a simpatia de Daniel Donizete (PL) e Roosevelt Vilela (PSB); Sardinha conta com João Cardoso (AVANTE), e Chico Vigilante carreia automaticamente os votos de Arlete Sampaio (PT) e o Fábio Felix (PSOL). A deputada Jaqueline Silva (PTB) deve manter a coerência com PTB nacional, afinal foi o partido que derrubou no STF a possibilidade de reeleição de Maia na Câmara Federal e pretende manter o mesmo alinhamento no DF.
Somados são 12 votos, o suficiente para garantir um empate, porém Veras, por ser mais velho, tem a prioridade e seria o novo Presidente da CLDF.
De certo, o fiel da balança pode ser o distrital José Gomes (PSB), que isolado e abandonado por forças políticas, pode inclusive se abster, garantindo assim de vez a vitória do distrital Reginaldo Veras.
A eleição da mesa da CLDF, longe de estar decidida, promete fortes emoções nesta manhã. Haja coração, quem viver “Veras”.
A eleição da Mesa Diretora da CLDF para o biênio 2021-2022 será conhecida nesta terça-feira (15), às 09h, através de votação aberta. Em seguida, às 10h, serão escolhidos os presidentes das 11 comissões permanentes da Casa. A escolha da nova Mesa Diretora terá transmissão ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no YouTube.