Debate Aceso no STF sobre Dosimetria de Pena nos Casos de 8 de Janeiro”
Por Rogério Cirino
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento dos primeiros quatro réus acusados de depredar as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, com a questão central sendo a chamada dosimetria da pena, ou seja, o cálculo da punição a ser imposta.
Após o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e o revisor, ministro Nunes Marques, apresentarem penas significativamente diferentes em seus votos, membros do STF começaram a debater a busca por um “meio-termo”. Isso significa que a maioria dos ministros parece inclinada a não seguir nem os 17 anos propostos por Moraes, nem os 2 anos e 6 meses sugeridos por Nunes Marques. Em vez disso, eles buscam um equilíbrio, propondo apenas um ajuste no tamanho da pena.
O julgamento começou na quarta-feira (13) com a análise da ação envolvendo Aécio Lúcio Costa Pereira, ex-funcionário da Sabesp, preso em flagrante dentro do Congresso pela Polícia do Senado.
Veja também: No início da noite da última terça-feira (9), a Globo levou ao ar mais um capítulo inédito de No Rancho Fundo e assegurou alta audiência. No Rancho Fundo consegue alta… Na noite desta terça-feira (8), o Jornal da Record bateu recorde de audiência na Grande São Paulo. O bom desempenho do telejornal se refletiu no restante da programação. Jornal da… Leticia Cazarré chamou a atenção nos Stories do Instagram ao postar um pouco da evolução de Maria Guilhermina, que nasceu com uma cardiopatia rara e precisa de cuidados especiais. Leticia… Volta por Cima não tem sido um sucesso apenas de audiência na TV aberta. A novela da Globo também tem conquistado um feito impressionante na plataforma de streaming do canal…. Everardo Gueiros saiu a frente e foi o primeiro a registrar chapa na disputa à presidência da OAB/DF. O especialista em direto eleitoral terá ao seu lado Rute Raquel Vieira… Cleber Machado revelou mais detalhes sobre a proposta que recebeu da Record para assumir as transmissões dos principais jogos do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro em 2025. Cleber Machado… Na sequência de Águas Claras e Arniqueira, Taguatinga passou a ser a terceira região administrativa do Distrito Federal a contar com novas linhas de Transporte de Vizinhança, os populares zebrinhas…. Reinaldo Gottino, apresentador do Balanço Geral, da Record, perdeu 12 kg em um período de 60 dias e admitiu que ficou surpreso com a transformação no corpo. Reinaldo Gottino está… A capacidade do Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi ampliada. Nesta quarta-feira (9), a primeira etapa da obra de construção do… Boa notícia para quem deseja entrar no mercado profissional até o final deste ano. As agências do trabalhador estão com 1.033 oportunidades de emprego disponíveis nesta quinta-feira (10). Destas, 37…
O relator das ações penais, Moraes, votou pela condenação de Pereira a uma pena de 17 anos, com 15 anos e 6 meses em regime fechado, além de 100 dias-multa, cada um deles no valor de um terço do salário-mínimo, o que equivale a mais de R$ 40 mil nos valores atuais. Moraes fundamentou sua decisão alegando que Pereira cometeu cinco crimes, incluindo a abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado.
Já Nunes Marques votou pela condenação do primeiro réu a uma pena de 2 anos e 6 meses, em regime aberto, descontando o tempo que ele já havia ficado preso.
Para o revisor das ações, Pereira deveria ser condenado apenas pelos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, absolvendo-o das acusações de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa. Este debate acalorado sobre as penas reflete a complexidade do caso e a necessidade de encontrar um meio-termo que seja justo e equilibrado.
Veja também: