Justiça inclui estudantes trans em lei de distribuição de absorventes

Absorvente

Decisão foi tomada por unanimidade em órgão especial do TJSP

Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que a prefeitura inclua os estudantes trans masculinos na lei que cria o programa municipal de distribuição de absorventes. A ação direta de inconstitucionalidade (Adin) foi impetrada pelo PSOL, que requereu a mudança do texto da lei para que faça referência não apenas ao gênero feminino. A decisão, tomada em órgão especial do TJ, foi julgada procedente por unanimidade.

A Lei 388/2021 foi sancionada em julho do ano passado. O objetivo é combater a evasão escolar durante o período menstrual. De acordo com a prefeitura, a medida é focada nas pessoas em vulnerabilidade social que não podem adquirir os itens de higiene pessoal. Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revela que no Brasil, uma em cada quatro estudantes do ensino fundamental falta às aulas durante o período menstrual por não ter dinheiro para comprar absorventes.

Em mensagem no Twitter, a vereadora Erika Hilton considerou a decisão uma vitória. “Justiça de SP, provocada por ação formulada pelo meu mandato e assinada pelo PSOL, decide por unanimidade obrigar que a prefeitura inclua homens trans em política de distribuição de absorventes”, afirmou a vereadora.

Para o relator da ação, desembargador Matheus Fontes, a promoção da saúde e bem-estar não comporta discriminações orientadas pelo sexo. “A proteção jurídica das individualidades e das coletividades não pode discriminar injustamente em razão do sexo, devendo ser abrangente e inclusiva de papéis diferentes que a liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero proporcionam, fazendo sucumbir anacrônicas taxinomias”, disse Fontes.

Veja também:

Em nota, a prefeitura de São Paulo disse que endossa a decisão da Justiça. “Mencionar expressamente homens trans, a quem não poderia ser negado o acesso a absorventes, é garantir dignidade e direitos universais a essa parcela da população tão invisibilizada”, diz o texto.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou também que os recursos para compra e disponibilização dos absorventes são oriundos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros e que “as escolas já fazem as aquisições de acordo com sua demanda e dão acesso a todos os estudantes que menstruam”.

O órgão destacou ainda que para receber o absorvente não é necessário cadastro e que a distribuição pode ocorrer de forma semanal ou mensal. Isso depende das condições do estudante beneficiado para guardar o material, o que será avaliado pela equipe da prefeitura.

*Matéria alterada às 18h58 para inclusão de nota da prefeitura de São Paulo

Tendo como objetivo alcançar a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores, o Fortaleza recebeu o Atlético Bucaramanga (Colômbia) na noite desta terça-feira (13) em um Castelão…

Mais três projetos em defesa dos animais, do deputado Daniel Donizet, avançam na Câmara Legislativa Três projetos de lei de autoria do deputado Daniel Donizet (MDB), voltados à proteção e…

Com alta densidade populacional, carência de serviços públicos e crescimento constante nos índices de violência doméstica, o Sol Nascente/Pôr do Sol ganhou uma nova unidade da Casa da Mulher Brasileira….

Goiânia, Goianira e Trindade recebem nesta semana os Jogos Universitários Brasileiros de Futebol, Fut 7, X1 e X2. Uma edição especial anual dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros). O esporte mais…

O Brasil teve um grande início no Campeonato Mundial de judô paralímpico com a conquista de uma medalha de ouro e outra de prata. Nesta terça-feira (13), em Astana (Cazaquistão),…

Intervenções noturnas começam nesta quarta-feira (14) e devem durar cerca de 90 dias   Valquíria Cunha/Ascom Detran-DF   A partir desta quarta-feira (14), o trânsito na Ponte JK passará por…

Vários senadores lamentaram a morte de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, que morreu na tarde desta terça-feira (13), aos 89 anos, em decorrência de câncer.  O líder do governo no…

CLDF confirma isenção de preço público a comerciantes da Rodoviária do Gama Medida restringe-se ao período da reforma do terminal Na sessão ordinária desta terça-feira (13), a Câmara Legislativa aprovou…

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (13), o senador Sergio Moro (União-PR) responsabilizou o governo Lula pelas fraudes em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo…

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (13), a instituição e inclusão no calendário de eventos do Distrito Federal da “Corrida do Servidor”. O evento será realizado, anualmente, no último domingo…

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui