Lei garante direitos para entidades estudantis da UnDF


Lei garante direitos para entidades estudantis da UnDF

Após derrubar veto do governador, a Câmara Legislativa promulgou lei que assegura autonomia, espaço físico e outras garantias para organizações estudantis

Nesta quinta-feira (12), a Câmara Legislativa promulgou a Lei 7.694/2025, que garante direitos para entidades estudantis da Universidade do Distrito Federal (UnDF). A legislação assegura autonomia, livre organização, divulgação e espaço físico para centros acadêmicos, diretórios acadêmicos e diretório central dos estudantes.

A norma também garante aos alunos a participação em conselhos deliberativos e consultivos e o acesso à metodologia de elaboração do orçamento e planilhas de custos da UnDF.  Além disso, a representação estudantil deverá ser considerada como atividade complementar e contabilizada como crédito curricular, observados regulamentos próprios da instituição.

Autor da legislação, o deputado Gabriel Magno (PT) considera que a promulgação da norma, após derrubada de veto do governador, é “uma grande vitória da democracia e dos alunos da instituição”.

“Nosso objetivo é incentivar e assegurar a livre organização de entidades estudantis, na UnDF, em linha com a legislação federal [Lei 7.395/1985] que assegura a liberdade de ideias e de acesso aos espaços da universidade”, afirmou.

A íntegra da lei pode ser consultada no Diário da Câmara Legislativa publicado no dia 12 de junho.



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui