Leila e Kajuru acionam a ANTT contra reajuste das passagens do Entorno

Jorge Kajuru e Leila Barros | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Pedido teria validade por até 180 dias, após análise do grupo de trabalho do Ministério dos Transportes

Por Caio Barbiere, do GPS Brasília,

Os senadores Leila Barros (PDT-DF) e Jorge Kajuru (PSB-GO) encaminharam, nesta sexta-feira (23), um pedido formal à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT para suspender o recente aumento de 8,56% no valor das passagens de ônibus que conectam o Distrito Federal ao Entorno. A previsão é de que a nova tabela passe a valer já no próximo domingo (25).

A decisão de reajuste, veiculada no Diário Oficial da União, despertou preocupação entre os residentes de várias cidades, incluindo Planaltina de Goiás, Luziânia e Novo Gama, onde as tarifas podem chegar até R$ 11.

Embora a ANTT tenha justificado o aumento com base em diversos fatores, como o aumento nos preços dos combustíveis e óleo lubrificante, juntamente com o IPCA acumulado de 4,621% ao longo de 2023, os senadores argumentam que tal medida prejudicará consideravelmente a população que já enfrenta problemas com o transporte público.

De acordo com o documento, Leila Barros e Jorge Kajuru solicitaram à ANTT a suspensão do reajuste pelo menos durante os 180 dias de duração do grupo de trabalho. Os senadores argumentam que a medida proporcionaria um tempo adequado para análise das propostas e revisão das políticas de transporte coletivo na região.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF informou que cerca de 400 linhas atendem a 175 mil passageiros que necessitam se deslocar entre as duas regiões. Vale ressaltar que em 2023 a ANTT já havia anunciado dois reajustes nos valores das passagens de ônibus que fazem o mesmo trajeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui