Especialista em aviação critica edição do Profissão Repórter e desmente especulações sobre causas do acidente em Vinhedo.
O piloto e especialista em segurança aérea Lito Sousa, conhecido pelo canal “Aviões e Músicas” no YouTube, expressou sua indignação nas redes sociais após a exibição de uma entrevista no programa Profissão Repórter, da TV Globo. Segundo Lito, a edição da matéria foi manipulada para dar a entender que ele teria especulado sobre as causas do recente acidente aéreo em Vinhedo, São Paulo, ocorrido na última sexta-feira (9/8).
Em uma série de posts no X (antigo Twitter), Lito lamentou a postura da emissora e da direção do programa. Ele destacou que, durante a entrevista, deixou claro que não faria especulações sobre as causas do acidente, ressaltando que essa é uma atribuição exclusiva do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
“Fiz um disclaimer de que eu poderia falar de maneira técnica sobre os efeitos de acúmulo de gelo em uma aeronave, mas que seria uma instrução apenas, sem nenhuma relação com o acidente de Vinhedo”, afirmou Lito.
O especialista explicou que, apesar de ter acordado com a equipe do programa que não especularia sobre o acidente, a edição final da matéria deu a impressão contrária. “Foram quase 3 horas de entrevista, e o que foi ao ar foi o trecho de ‘se as pessoas sobreviveriam ao impacto’, que falei sobre, mas pedi ‘off’… A parte dos efeitos do gelo em um avião foram cortados de uma maneira que ficou incompreensível”, desabafou.
Lito Sousa também revelou que não pretende conceder novas entrevistas sem que sua equipe grave todo o conteúdo. Ele ainda fez uma reclamação formal à direção do programa e solicitou os arquivos brutos da gravação, embora tenha expressado ceticismo quanto à possibilidade de obtê-los.
Finalizando sua crítica, Lito lamentou o ocorrido e deixou claro que a situação foi “lamentável”, especialmente pela necessidade de desmentir informações distorcidas que circularam após a exibição da matéria.