Presidente diz que Brasil usará Lei da Reciprocidade Econômica para reagir à medida de Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (10), que o Brasil aplicará uma tarifa de 50% sobre produtos norte-americanos a partir de 1º de agosto, caso não haja solução para a medida semelhante imposta pelos Estados Unidos. A declaração foi feita durante entrevista ao Jornal Nacional.
Segundo Lula, a resposta será baseada na Lei da Reciprocidade Econômica. “Se não houver solução, vamos entrar com reciprocidade a partir de 1º de agosto”, declarou. A medida dos EUA, anunciada pelo presidente Donald Trump, atinge diretamente as exportações brasileiras.
Lula também disse que vai organizar uma comissão com empresários para negociar com os norte-americanos. Se as tratativas não avançarem, o Brasil poderá recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC). O presidente ainda mencionou a possibilidade de buscar novos parceiros comerciais.
“Essa é a hora da gente mostrar que o Brasil quer ser respeitado no mundo. O Brasil é um país que não tem contencioso com nenhum país do mundo e que, portanto, a gente não aceita desaforamento contra o Brasil”, afirmou Lula.
O presidente se queixou da forma como a comunicação foi feita. Segundo ele, a carta de Trump foi publicada diretamente na rede Truth Social antes mesmo de chegar ao governo brasileiro por meio diplomático. “Acho um desaforo muito grande e não dá para aceitar”, disse.
A tarifa de 50% imposta pelos EUA foi anunciada por Trump na quarta-feira (9). O norte-americano justificou a medida por razões comerciais e também afirmou que o Brasil estaria promovendo uma perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.






