Lula: Brasil já perdoou EUA pelo golpe de 64

Presidente também acusou Eduardo Bolsonaro de incentivar tarifas americanas contra produtos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (13), que o Brasil já perdoou a participação dos Estados Unidos no golpe militar de 1964. A declaração foi feita durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, em meio às sanções econômicas impostas pelo governo americano ao país.

“Um presidente da república como de um país importante como os EUA não pode ter o comportamento que ele teve em relação ao Brasil. São 200 anos de relações diplomáticas. Até já perdoamos a participação deles no golpe de 64, até já perdoamos, nem fazemos mais isso, fizemos anistia”, disse Lula.

O presidente afirmou que tem tentado manter diálogo com os Estados Unidos, mas que há pouca abertura. Ele também acusou o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de atuar no exterior para prejudicar o Brasil. “Um cidadão, filho de outro cidadão, que é deputado federal foi para os EUA instigar o governo americano a fazer taxação nos produtos que nós exportamos pra lá”, declarou.

Mais cedo, Lula defendeu a atuação do Brasil em direitos humanos, afirmando que “ninguém está desrespeitando regras de direitos humanos como estão tentando apresentar ao mundo”. Ele disse ainda que o país possui um Poder Judiciário autônomo, garantido pela Constituição de 1988.

As falas ocorreram durante o anúncio de um plano de contingência contra o tarifaço americano, que prevê uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas afetadas. A medida foi apresentada após a divulgação de um relatório do governo dos EUA que aponta deterioração na situação dos direitos humanos no Brasil.

“Nossos amigos americanos, toda vez que eles resolvem brigar com alguém, eles tentam criar uma imagem de demônio contra as pessoas que eles querem brigar. O Brasil não tinha efetivamente nenhuma razão para ser taxado e tampouco aceitaremos qualquer pecha de que no Brasil nós não respeitamos os direitos humanos”, completou Lula.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui