“Lula deveria estar preso”, afirma ex-procurador da Lava Jato

Carlos Fernando dos Santos Lima declara que ex-presidente deveria estar na prisão em entrevista ao Estadão

O ex-procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, que se aposentou do cargo em 2018, foi contundente ao afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “deveria estar na cadeia”. Conhecido como “decano” da Lava Jato, Lima expressou essa opinião durante uma entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Ele declarou: “Lula é inocente? Não. Ele é inocente pela presunção de inocência decorrente da anulação de todos os processos pelo Supremo Tribunal Federal. Mas, se eu lembro bem, o TRF-4 disse que ele era culpado. Então, para mim, Lula deveria estar na cadeia.”

O ex-procurador desempenhou um papel fundamental nos primeiros anos da Operação Lava Jato e foi um dos membros mais experientes da força-tarefa sediada em Curitiba. Ele foi responsável por estratégias marcantes da operação, como os acordos de delação e leniência.

BRASIL

O Fluminense mostrou mais eficiência para derrotar o Flamengo por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (17) no estádio do Maracanã, e ganhou força na luta para fugir do…

A programação da Globo em 2025 está animada. No ano em que a emissora completa 60 anos, novidades estão vindo por aí. Ana Maria Braga irá apresentar o Next Level…

A Record assegurou cinco patrocinadores para a transmissão do Brasileirão 2025. O emissora paulista emplacou marcas de cerveja, casa de apostas e de fast food. Record compra o Brasileirão 2025…

Em comemoração ao centenário dos cientistas César Lattes e Johanna Döbereiner, o Planetário de Brasília apresenta a exposição “Cientistas do Brasil” até o início de novembro. Aberta ao público de…

O Centro Educacional (CED) 01 do Riacho Fundo II iniciou, nesta quinta-feira (17), o 1º Seminário de Educação Antirracista da escola. O evento tem por objetivo promover ações e práticas…

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início ao projeto-piloto de inserção de informações do trânsito em aplicativos de navegação GPS. O objetivo é auxiliar os motoristas em…

Segurança Pública defende câmeras corporais, contratação segue suspensa pelo Tribunal de Contas do DF Em comissão geral, o deputado Fábio Felix propôs reunião com a relatora do processo no TCDF,…

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta quinta-feira (17), as ações para enfrentar e minimizar os impactos das chuvas em todas as regiões administrativas do DF. A principal medida…

Escrito por Paulo Carvalho Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter…

Dep. Ricardo Vale defende que, por meio da Educação a Distância, todos os estudantes do DF possam aprender outras línguas Alunos de toda a rede pública poderão ter acesso a…

Lima também assinou uma das denúncias mais emblemáticas da Lava Jato, que resultou na condenação e prisão de Luiz Inácio Lula da Silva por suspeita de receber propinas da OAS em forma de um apartamento tríplex em Guarujá. No entanto, essa condenação foi posteriormente anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de defender a prisão de Lula, o ex-procurador criticou a postura do STF em relação à operação, afirmando que o tribunal estaria contribuindo para o enfraquecimento da Lava Jato e gerando insegurança jurídica.

Ele resumiu: “É uma batalha árdua quando colaboradores atacam a própria colaboração. Alguns fazem isso para evitar o pagamento de multas. O que estamos vendo agora é que há setores dentro do Judiciário que estão agindo em prol da impunidade e da desestruturação da Lava Jato”.

VARIEDADES

 

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui