Lula inciste na briga e encomenda campanha de R$50 milhões sobre o PIX

Tentativa é tentar conter a reverberação de ação da Receita que poderia ampliar a combrança de impostos

O governo Lula (PT) decidiu investir até R$ 50 milhões em uma campanha publicitária para abordar a segurança e a imutabilidade do PIX. A justificativa oficial é tranquilizar os usuários e esclarecer pontos de uma Medida Provisória (MP) editada no último dia 16.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (17), e nesta segunda-feira (20), quatro agências de publicidade contratadas pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) apresentaram propostas no Palácio do Planalto. A campanha está sendo tratada como urgente e será veiculada em rádios, TVs e redes sociais o mais rápido possível.

O governo afirma que a medida é necessária para esclarecer as mudanças estabelecidas pela MP e reforçar a confiança dos brasileiros na ferramenta de pagamento. No entanto, o elevado custo da campanha em um momento de dificuldades econômicas e prioridades sociais levanta questionamentos.

O PIX, amplamente adotado pela população, não apresentou sinais recentes de insegurança ou instabilidade que justificassem uma mobilização tão expressiva. Por isso, críticos apontam que a ação pode estar mais relacionada à gestão da imagem do governo do que a uma necessidade concreta de comunicação com a população.

A decisão de alocar R$ 50 milhões para publicidade, enquanto há outras áreas com demandas urgentes, reforça as críticas sobre a alocação de recursos públicos e a real prioridade do governo.

 

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