Agenda do presidente em Moscou prevê encontro bilateral com o líder russo; ele também assistirá a desfile militar
FONTE: CNN BRASIL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará de um jantar oferecido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou nesta quinta-feira (8).
Segundo agenda do planalto, o evento será no Grande Palácio do Kremlin, a residência oficial do presidente russo, às 19h do horário local (13h em Brasília).
Lula chegou em Moscou por volta das 12h15 de quarta-feira (7). O petista vai acompanhar o desfile militar que marca os 80 anos da vitória da antiga União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e ter um encontro bilateral com Putin.
A agenda oficial do presidente marca o primeiro encontro de Lula com Putin desde que voltou ao Palácio do Planalto para um terceiro mandato. A visita oficial busca sinalizar a independência da política externa brasileira, mas analistas sinalizam que pode haver o efeito contrário, reforçando alinhamento ideológico com a Rússia.
O Kremlin vai exibir tropas, veículos militares e sistemas de armas no tradicional desfile na Praça Vermelha nesta sexta-feira (9) em Moscou, e espera reunir 29 líderes internacionais, de acordo com o conselheiro de Política Externa russo, Yuri Ushakov.
Nos últimos anos, após a agressão contra Ucrânia, a celebração passou a ser vista como uma demonstração de força da Rússia.
Além do presidente Lula, devem estar presentes os líderes da China, Xi Jinping, da Venezuela, Nicolás Maduro, de Cuba, Miguel Díaz-Canel, representantes de ex-repúblicas soviéticas e de países africanos que mantém relações próximas com a Rússia.
Os únicos europeus esperados pelo Kremlin são Robert Fico, da Eslováquia, e Aleksandar Vucic, da Sérvia.