Lula volta atras e diz que cabe a Justiça determinar possivel prisão de Putin

Lula reavalia sua posição e afirma que é competência da Justiça decidir sobre a possível prisão de Putin em caso de visita ao Brasil. Anteriormente, o líder do Partido dos Trabalhadores havia declarado que o presidente russo não seria detido durante seu mandato se viesse ao país para a próxima cúpula do G20.

Ao retornar de Nova Delhi a Brasília nesta segunda-feira (11), Lula esclareceu que “se Putin optar por vir ao Brasil, a decisão de prendê-lo ou não caberá ao sistema judiciário, não ao governo ou ao Congresso Nacional”.

No sábado passado (9), em uma entrevista a uma emissora de televisão indiana, Lula havia adotado uma posição diferente, afirmando: “O que posso afirmar é que, se eu for eleito presidente do Brasil e Putin vier ao país, não há motivo para sua prisão.” O Tribunal Penal Internacional (TPI), estabelecido pelo Estatuto de Roma, do qual o Brasil é signatário, emitiu um mandado de prisão contra Putin, alegando que ele cometeu crimes de guerra na Ucrânia. Portanto, em teoria, o Brasil deveria prender o presidente russo em seu território se ele participasse da próxima cúpula do G20, agendada para novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Lula demonstrou preocupação com o fato de que muitas nações não reconhecem a autoridade do TPI, mas negou que estivesse sugerindo a retirada do Brasil do tratado.

“Eu gostaria de entender por que o Brasil se tornou signatário de um tribunal que os Estados Unidos não aceitam. Por que deveríamos aceitar isso como se fôssemos inferiores?”, questionou o presidente.

Veja também:

Para o IPVA descontos variam de 99% na quitação à vista, a 50% com pagamento entre 49 a 60 parcelas (Fotos: Secretaria de Economia) Termina em 20 de dezembro o…

A Globo vive uma crise de audiência na faixa das 21h como nunca antes vista em sua História, mas há alguns anos o horário nobre era o mais aclamado pelo…

Dono de dois carros, Davi Brito comprou um novo veículo (Imagem: Reprodução / Instagram) Dono de dois carrões que ganhou no BBB 2024, Davi Brito comprou um carro mais barato….

O Palmeiras conquistou o tricampeonato do Paulistão Feminino de Futebol com vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians na cobrança de pênaltis, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), após…

O SBT quer faturar antes de encerrar o ano e para isso vai adotar a mesma estratégia do Vem Que Tem, da Globo, que neste ano terá a apresentação de…

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta quinta-feira (21), 1.233 vagas para quem procura um emprego. Há posições para candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem…

O 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), no Guará, celebra os nove anos do programa Prevenindo com Arte com mais de 2 mil matrículas apenas em 2024. Desde sua…

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início, nesta quarta-feira (20), à segunda fase do programa Saúde Mais Perto do Cidadão, no Riacho Fundo. Com uma estrutura de 1.200 metros…

A Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) realizará no dia 28 de novembro de 2024 o Fórum de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no DF 2024. O…

A Globo pagou o pato por conta do calendário de 2024 do futebol brasileiro implementado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A emissora carioca deu uma declação sobre o mais…

Ele também observou que a Índia, assim como o Brasil, não é signatária do TPI, o que considerou absurdo. Ele acrescentou: “São os países emergentes que são signatários. Parece que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários, apenas os ‘peixes pequenos'”.

Vale ressaltar que Estados Unidos, Rússia, China, Índia e Ucrânia não são signatários do Estatuto de Roma.

Lula afirmou não estar familiarizado com os detalhes da operação do TPI no Brasil e disse que precisa estudar a situação mais aprofundadamente.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui