Lula volta atras e diz que cabe a Justiça determinar possivel prisão de Putin

Lula reavalia sua posição e afirma que é competência da Justiça decidir sobre a possível prisão de Putin em caso de visita ao Brasil. Anteriormente, o líder do Partido dos Trabalhadores havia declarado que o presidente russo não seria detido durante seu mandato se viesse ao país para a próxima cúpula do G20.

Ao retornar de Nova Delhi a Brasília nesta segunda-feira (11), Lula esclareceu que “se Putin optar por vir ao Brasil, a decisão de prendê-lo ou não caberá ao sistema judiciário, não ao governo ou ao Congresso Nacional”.

No sábado passado (9), em uma entrevista a uma emissora de televisão indiana, Lula havia adotado uma posição diferente, afirmando: “O que posso afirmar é que, se eu for eleito presidente do Brasil e Putin vier ao país, não há motivo para sua prisão.” O Tribunal Penal Internacional (TPI), estabelecido pelo Estatuto de Roma, do qual o Brasil é signatário, emitiu um mandado de prisão contra Putin, alegando que ele cometeu crimes de guerra na Ucrânia. Portanto, em teoria, o Brasil deveria prender o presidente russo em seu território se ele participasse da próxima cúpula do G20, agendada para novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Lula demonstrou preocupação com o fato de que muitas nações não reconhecem a autoridade do TPI, mas negou que estivesse sugerindo a retirada do Brasil do tratado.

“Eu gostaria de entender por que o Brasil se tornou signatário de um tribunal que os Estados Unidos não aceitam. Por que deveríamos aceitar isso como se fôssemos inferiores?”, questionou o presidente.

Veja também:

Atual hexacampeão continental, o time feminino de futebol do Corinthians encara o Gotham FC (Estados Unidos) nesta quarta-feira (28), às 9h30 (horário de Brasília), pelas semifinais da edição inaugural da…

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (27) a primeira lista de convocação de atletas que competirão na Paralimpíada de Inverno Milão-Cortina (Itália), com início em 6 de março….

A 8ª Delegacia de Polícia elucidou o crime de feminicídio ocorrido no domingo, dia 25/01, quando uma mulher de 39 anos foi morta com diversas pancadas na cabeça, na cidade…

Os organizadores do Aberto da Austrália invocaram sua política de calor extremo quando as temperaturas subiram no Melbourne Park nesta terça-feira (27), provocando a suspensão do jogo nas quadras externas…

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou nesta terça-feira (27) o primeiro modelo de profissionalização da arbitragem nacional da história da entidade. O projeto prevê a contratação, por temporada, de…

A Lei nº 7.823/2025, publicada em dezembro no Diário Oficial do DF, reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e demais recursos de expressão a ela associados, como meio legal…

Nova lei promove transparência nos custos do transporte público do Distrito Federal Legislação exige a divulgação de dados abertos sobre o sistema de transporte público coletivo Quanto recebem as empresas…

A conta de luz mais barata foi um dos fatores que ajudaram a prévia da inflação oficial de janeiro perder força e fechar em 0,20%. Em dezembro, o índice havia…

Nova regra facilita identificação de vagas destinadas a pessoas com deficiência e com TEA Publicado em 27/01/2026 13h00 Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF Vagas de estacionamento reservadas a idosos, gestantes, pessoas…

Sorteio de 196 moradias do Programa Pra Ter Onde Morar/Casas a Custo Zero vai beneficiar famílias em Caiapônia, Edealina, Iaciara e Ouvidor (Fotos: Edgard Soares e Octacílio Queiroz) A Agência…

Ele também observou que a Índia, assim como o Brasil, não é signatária do TPI, o que considerou absurdo. Ele acrescentou: “São os países emergentes que são signatários. Parece que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários, apenas os ‘peixes pequenos'”.

Vale ressaltar que Estados Unidos, Rússia, China, Índia e Ucrânia não são signatários do Estatuto de Roma.

Lula afirmou não estar familiarizado com os detalhes da operação do TPI no Brasil e disse que precisa estudar a situação mais aprofundadamente.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui