Lula volta atras e diz que cabe a Justiça determinar possivel prisão de Putin

Lula reavalia sua posição e afirma que é competência da Justiça decidir sobre a possível prisão de Putin em caso de visita ao Brasil. Anteriormente, o líder do Partido dos Trabalhadores havia declarado que o presidente russo não seria detido durante seu mandato se viesse ao país para a próxima cúpula do G20.

Ao retornar de Nova Delhi a Brasília nesta segunda-feira (11), Lula esclareceu que “se Putin optar por vir ao Brasil, a decisão de prendê-lo ou não caberá ao sistema judiciário, não ao governo ou ao Congresso Nacional”.

No sábado passado (9), em uma entrevista a uma emissora de televisão indiana, Lula havia adotado uma posição diferente, afirmando: “O que posso afirmar é que, se eu for eleito presidente do Brasil e Putin vier ao país, não há motivo para sua prisão.” O Tribunal Penal Internacional (TPI), estabelecido pelo Estatuto de Roma, do qual o Brasil é signatário, emitiu um mandado de prisão contra Putin, alegando que ele cometeu crimes de guerra na Ucrânia. Portanto, em teoria, o Brasil deveria prender o presidente russo em seu território se ele participasse da próxima cúpula do G20, agendada para novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Lula demonstrou preocupação com o fato de que muitas nações não reconhecem a autoridade do TPI, mas negou que estivesse sugerindo a retirada do Brasil do tratado.

“Eu gostaria de entender por que o Brasil se tornou signatário de um tribunal que os Estados Unidos não aceitam. Por que deveríamos aceitar isso como se fôssemos inferiores?”, questionou o presidente.

Veja também:

Após mais de dois meses de discussões, o projeto de lei complementar de cerca de 600 páginas que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo recebeu as primeiras mudanças na…

Você sabia que Brasília abriga um museu do piano? A Casa do Piano fica localizada no Núcleo Rural Córrego da Onça, próximo ao Catetinho, e permite aos visitantes explorar os…

A diminuição dos gastos públicos entrou no centro do debate político e econômico nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já anunciou a necessidade de cortes nas despesas…

Palco de diferentes manifestações culturais, o Eixão do Lazer recebe, neste domingo (7), a 4ª Feira Capital Cult. O evento promove a união de diversas formas de entretenimento, com uma…

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as…

Artes: Fábio Nascimento/Agência Brasília Com a chegada da seca, nada melhor do que explorar as maravilhas naturais que o Distrito Federal tem a oferecer. Em meio ao Cerrado brasiliense, as…

Relacionadas O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (3/7), da quinta edição do Seminário de Direito Administrativo Sancionador. Realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), em parceria com o…

Relacionadas Seguindo o compromisso de aprimorar cada vez mais a qualidade na assistência à saúde dos mineiros, o Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (3/7), a primeira etapa da homologação…

Na madrugada deste domingo, 07, a Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo no Paranoá. Os policiais do 20º Batalhão realizavam patrulhamento na Avenida Comercial,…

O domínio de outros idiomas abre um leque de oportunidades profissionais e de desenvolvimento pessoal. A rede pública de ensino do Distrito Federal oferece ensino bilíngue em quatro unidades educacionais:…

Ele também observou que a Índia, assim como o Brasil, não é signatária do TPI, o que considerou absurdo. Ele acrescentou: “São os países emergentes que são signatários. Parece que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários, apenas os ‘peixes pequenos'”.

Vale ressaltar que Estados Unidos, Rússia, China, Índia e Ucrânia não são signatários do Estatuto de Roma.

Lula afirmou não estar familiarizado com os detalhes da operação do TPI no Brasil e disse que precisa estudar a situação mais aprofundadamente.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui