Macron fala em “guerra civil” à medida que eleições se aproximam

Presidente da França acusou a extrema direita e a extrema esquerda de “estigmatização ou divisão” dos franceses

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou em um episódio de podcast publicado nesta segunda-feira (24) que tanto o partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN) quanto a coalizão de esquerda Nova Frente Popular correm o risco de trazer uma “guerra civil” para o país. As duas forças políticas lideram as pesquisas para as eleições parlamentares.

Macron disse ao podcast “Geração Faça Você Mesmo” que o manifesto do partido RN, que as pesquisas colocam em primeiro lugar, e suas propostas para lidar com questões como criminalidade e imigração, baseiam-se em “estigmatização ou divisão”. Segundo o presidente, as soluções da extrema-direita categorizam as pessoas com base em religião ou origem, o que leva à divisão e potencialmente à guerra civil.

“Penso que as soluções dadas pela extrema-direita estão fora de questão, porque estão categorizando as pessoas em termos de religião ou origem, e é por isso que levam à divisão e à guerra civil”, afirmou Macron.

O presidente fez críticas semelhantes ao partido de extrema-esquerda França Insubmissa (LFI), que integra a coalizão da Nova Frente Popular. Para Macron, as perspectivas religiosas e comunitárias defendidas por esses grupos justificam o isolamento e a divisão nacional.

 

Questionado sobre os comentários de Macron, o presidente do RN, Jordan Bardella, considerado um possível primeiro-ministro caso o RN vença as eleições, respondeu à M6 TV: “Um presidente não deveria dizer isso”. Jean-Luc Melenchon, líder do França Insubmissa, também criticou Macron em entrevista à France 2 TV, alegando que as próprias políticas do presidente estão provocando distúrbios civis, como visto no território ultramarino da Nova Caledônia.

A tensão aumenta na França à medida que as eleições se aproximam, com a possibilidade de mudanças significativas no cenário político. Os comentários de Macron refletem a preocupação com a crescente polarização e seus possíveis impactos no país.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui