O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta terça-feira (13) que a liderança do Irã pode estar vivendo seus “últimos dias e semanas”, diante da escalada de protestos que se espalham pelo país. A declaração foi feita durante uma viagem oficial à Índia, em meio ao agravamento da repressão do regime teocrático contra manifestantes.
“Presumo que estejamos testemunhando os últimos dias e semanas deste regime”, disse Merz, ao questionar a legitimidade da atual liderança iraniana. Segundo ele, as manifestações deixaram de ser apenas um reflexo da crise econômica e passaram a incorporar pedidos explícitos pela queda dos religiosos que comandam a República Islâmica.
“Quando um regime só consegue manter o poder através da violência, então ele está efetivamente em seu fim. A população está agora se levantando contra esse regime”, afirmou o chanceler alemão.
Merz destacou ainda que a Alemanha mantém contato próximo com os Estados Unidos e outros governos europeus para acompanhar a situação no Irã e pressionou Teerã a encerrar a repressão violenta contra os protestos. Ele evitou comentar diretamente as relações comerciais entre os dois países.
Na segunda-feira (12), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que qualquer país que mantenha negócios com o Irã estará sujeito a uma tarifa de 25% sobre transações comerciais com os EUA. Apesar das sanções e restrições, a Alemanha ainda é o principal parceiro comercial do Irã dentro da União Europeia.
Dados do escritório federal de estatísticas, citados pela Reuters, indicam que as exportações alemãs para o Irã caíram 25% nos primeiros 11 meses de 2025, somando pouco menos de 871 milhões de euros (cerca de US$ 1,02 bilhão). O valor representa menos de 0,1% do total exportado pela Alemanha no período.
📲 Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
👉 https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram:
🔗 https://www.instagram.com/bsb.times/
🔗 https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
🔗 https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
🔗 https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#Irã #ProtestosNoIrã #FriedrichMerz #Alemanha #Geopolítica #CriseNoOrienteMédio #DireitosHumanos #PolíticaInternacional #DonaldTrump #UniãoEuropeia






