Milei adia medidas e restringe compra de dolares na Argentina

Banco Central anuncia avaliação individual de operações e expectativas de desvalorização geram cautela no mercado financeiro de Buenos Aires.

O mercado financeiro argentino enfrenta uma expectativa cautelosa nesta segunda-feira, com o adiamento das primeiras medidas econômicas do presidente Javier Milei para o dia seguinte. Paralelamente, o Banco Central comunicou que as operações de câmbio não seguirão o formato habitual hoje, sendo analisadas de forma individual.

Esta medida excepcional tende a postergar a antecipada desvalorização da moeda argentina, que, segundo projeções, poderia atingir até 100%. Na última quinta-feira, o mercado oficial encerrou em 364 pesos por dólar, e a previsão era de que o governo de Milei reduzisse o valor para um patamar entre 600 a 700 pesos por dólar. No mercado paralelo, as cotações já operam há semanas próximo a 1.000 pesos por dólar.

Veja também:

Após mais de dois meses de discussões, o projeto de lei complementar de cerca de 600 páginas que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo recebeu as primeiras mudanças na…

Você sabia que Brasília abriga um museu do piano? A Casa do Piano fica localizada no Núcleo Rural Córrego da Onça, próximo ao Catetinho, e permite aos visitantes explorar os…

A diminuição dos gastos públicos entrou no centro do debate político e econômico nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já anunciou a necessidade de cortes nas despesas…

Palco de diferentes manifestações culturais, o Eixão do Lazer recebe, neste domingo (7), a 4ª Feira Capital Cult. O evento promove a união de diversas formas de entretenimento, com uma…

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as…

Artes: Fábio Nascimento/Agência Brasília Com a chegada da seca, nada melhor do que explorar as maravilhas naturais que o Distrito Federal tem a oferecer. Em meio ao Cerrado brasiliense, as…

Relacionadas O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (3/7), da quinta edição do Seminário de Direito Administrativo Sancionador. Realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), em parceria com o…

Relacionadas Seguindo o compromisso de aprimorar cada vez mais a qualidade na assistência à saúde dos mineiros, o Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (3/7), a primeira etapa da homologação…

Na madrugada deste domingo, 07, a Polícia Militar prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo no Paranoá. Os policiais do 20º Batalhão realizavam patrulhamento na Avenida Comercial,…

O domínio de outros idiomas abre um leque de oportunidades profissionais e de desenvolvimento pessoal. A rede pública de ensino do Distrito Federal oferece ensino bilíngue em quatro unidades educacionais:…


 

Em comunicado, o Banco Central argentino informou aos bancos e corretoras a aplicação da regra de conformidade prévia para todas as operações de demanda no mercado de câmbio, visando analisar as transações “em função da prioridade”. Esta medida foi tomada para conceder tempo à gestão do Poder Executivo na conclusão dos trâmites administrativos e no anúncio e implementação de novas políticas.

Atualmente, a Argentina enfrenta reservas cambiais negativas, ou seja, a quantidade de dólares disponíveis nas reservas internacionais do país é insuficiente para cobrir os compromissos em moeda estrangeira. Isso resultou em uma série de restrições na compra de moeda estrangeira, conhecido como “cepo cambiario”.

Essas restrições afetam empresas, que agora enfrentam dificuldades no acesso a dólares para pagamento de importações, exigindo autorização do governo para importar e, posteriormente, aprovação do Banco Central para a compra da moeda estrangeira. Este cenário vem atrasando pagamentos internacionais em diversos setores da economia argentina. Para pessoas físicas, há um limite mensal de compra de US$ 200 por pessoa.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui