Banco Central anuncia avaliação individual de operações e expectativas de desvalorização geram cautela no mercado financeiro de Buenos Aires.
O mercado financeiro argentino enfrenta uma expectativa cautelosa nesta segunda-feira, com o adiamento das primeiras medidas econômicas do presidente Javier Milei para o dia seguinte. Paralelamente, o Banco Central comunicou que as operações de câmbio não seguirão o formato habitual hoje, sendo analisadas de forma individual.
Esta medida excepcional tende a postergar a antecipada desvalorização da moeda argentina, que, segundo projeções, poderia atingir até 100%. Na última quinta-feira, o mercado oficial encerrou em 364 pesos por dólar, e a previsão era de que o governo de Milei reduzisse o valor para um patamar entre 600 a 700 pesos por dólar. No mercado paralelo, as cotações já operam há semanas próximo a 1.000 pesos por dólar.
Veja também:
A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) deve se reunir na terça-feira (6) para debater a resposta do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a uma questão de ordem sobre…
Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (5), o senador Esperidião Amin (PP-SC) manifestou seu apoio a uma possível CPMI do INSS. Ele disse que a corrupção, por si só, já…
Resultado de março coloca Goiás na quinta posição entre os estados que mais geraram empregos no país (Foto: Secom/SIC) Goiás gerou 6.340 novos postos formais de trabalho em março de…
O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Agropecuária (SNPA) pode ganhar uma plataforma digital para estimular avanços no setor que ancora o superávit comercial brasileiro. A medida…
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) se reúne nesta quarta-feira (7) a partir das 14h. Há quatro itens na pauta do colegiado, entre eles o projeto de lei que prevê…
A PEC que acaba com a possibilidade de reeleição de prefeitos, governadores e presidente a partir de 2030 está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da reunião…
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) terá nesta terça-feira (6), às 14h, audiência pública para debater os termos da ocupação por plataforma (TOP), conjunto de regras e condições de funcionamento das…
Orquestra Filarmônica de Goiás leva ao Teatro Sesi mais uma apresentação da temporada “Pioneiros” 2025 (Fotos: Secti-GO) A Orquestra Filarmônica de Goiás leva ao Teatro Sesi uma apresentação especial, na…
Sindicalistas e representantes do poder público defenderam nesta segunda-feira (5) a redução da jornada de trabalho sem corte de salários. Eles participaram de uma audiência pública da Comissão de Direitos…
Ganhadores de 290 prêmios do programa Nota Fiscal Goiana, da Secretaria da Economia, ainda não solicitaram o resgate dos valores sorteados em 2025. Ao todo, R$ 331 mil aguardam os…
Em comunicado, o Banco Central argentino informou aos bancos e corretoras a aplicação da regra de conformidade prévia para todas as operações de demanda no mercado de câmbio, visando analisar as transações “em função da prioridade”. Esta medida foi tomada para conceder tempo à gestão do Poder Executivo na conclusão dos trâmites administrativos e no anúncio e implementação de novas políticas.
Atualmente, a Argentina enfrenta reservas cambiais negativas, ou seja, a quantidade de dólares disponíveis nas reservas internacionais do país é insuficiente para cobrir os compromissos em moeda estrangeira. Isso resultou em uma série de restrições na compra de moeda estrangeira, conhecido como “cepo cambiario”.
Essas restrições afetam empresas, que agora enfrentam dificuldades no acesso a dólares para pagamento de importações, exigindo autorização do governo para importar e, posteriormente, aprovação do Banco Central para a compra da moeda estrangeira. Este cenário vem atrasando pagamentos internacionais em diversos setores da economia argentina. Para pessoas físicas, há um limite mensal de compra de US$ 200 por pessoa.
Veja também: