Deslocamento vertical já acumula 1,42 metro; população é orientada a evitar a área desocupada para segurança
A Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta nesta sexta-feira (1º) referente à área ao redor da mina 18 da Braskem, onde o solo está afundando a uma velocidade alarmante de 2,6 centímetros por hora, acumulando um deslocamento vertical de 1,42 metro.
O prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), informou à CNN que, em alguns momentos, o afundamento chegou a 5 centímetros por hora.
O órgão reforça o estado de “alerta máximo” e aconselha que a população evite transitar na área desocupada, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para mitigar os riscos.
A equipe de análise da Defesa Civil destaca que esses dados são baseados em informações contínuas, incluindo análises sísmicas, reiterando a recomendação de evitar a área desocupada do antigo campo do CSA por questões de segurança.
Veja também:
Dois projetos aprovados pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) durante reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (13) são de temas eminentemente ambientais….
Daniel Vilela inaugura três escolas em Planaltina de Goiás: obras receberam mais de R$9 milhões do Governo de Goiás (Foto: André Costa e Seduc) O governador em exercício Daniel Vilela…
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) fará um debate sobre a exploração econômica de recursos naturais na área da plataforma continental brasileira reconhecida pela ONU recentemente. Um requerimento com esse…
Produção de café em Goiás cresce e tem impacto positivo nas exportações (Foto: Wenderson Araujo/Trilux) Goiás registrou superávit de US$ 810 milhões na balança comercial em abril de 2025. O…
A Comissão de Segurança Pública (CSP) adiou a votação do projeto que inclui informações sobre o crime organizado no sistema que integra os dados de segurança pública, o Sinesp (PL…
A Comissão de Educação (CE) adiou a votação do projeto que inclui a carne de peixe e seus derivados na merenda escolar ao menos uma vez por semana. O PL 1.167/2024…
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta terça-feira (13), em decisão terminativa, o projeto de lei que inclui o Festival Halleluya, realizado em Fortaleza, no calendário turístico oficial…
Uma sessão especial do Senado celebrou nesta quarta-feira (13) os 30 anos de atuação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho. O órgão promoveu mais de 8,5…
Durante a reunião desta terça-feira (13), a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou, em caráter terminativo, o Projeto de Lei (PL) 5.372/2020, que amplia a área de atuação da Companhia de…
Comissão de Saúde aprova PL que garante medidor de glicose a pacientes com diabetes Proposta de apoio ao combate do câncer infantil e medida que beneficia crianças autistas também avançam…
Posicionamento da empresa Em comunicado, a Braskem afirmou que continua monitorando a situação da mina 18 e tomando medidas para minimizar possíveis impactos.
A empresa ressalta que o afundamento do solo se concentra na área da mina e pode seguir dois cenários: uma acomodação gradual até a estabilização ou uma possível acomodação abrupta.
A Braskem salienta que a área de serviço nas proximidades da mina está isolada desde terça-feira e que a região onde se localiza a mina já está desocupada desde 2020.
Adicionalmente, a empresa menciona o encerramento total da extração de sal-gema em Maceió em maio de 2019, com a adoção de medidas para o fechamento dos poços de sal, previsto para meados de 2025 de acordo com um plano aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O plano atualmente registra 70% de progresso nas ações.