Imunizantes contra Covid-19, HPV, sarampo, catapora e febre amarela estão em falta em diversas regiões, segundo levantamento
Um levantamento realizado junto às secretarias estaduais de Saúde revelou que 11 estados e o Distrito Federal estão enfrentando falta de vacinas essenciais, incluindo imunizantes contra Covid-19, meningite, HPV, sarampo e febre amarela. As regiões afetadas incluem Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A capital federal, o Pará e o Tocantins estão sem vacinas contra HPV, imunizante crucial para a prevenção de diversos tipos de câncer. Além disso, seis estados e o Distrito Federal não possuem a vacina contra febre amarela, enquanto o Paraná enfrenta escassez de doses de Covid-19 para crianças.
A crise da vacinação é intensificada pela incineração de 10,9 milhões de vacinas em 2024 pelo Ministério da Saúde devido ao vencimento do prazo de validade. Essas perdas incluem imunizantes de Covid-19, febre amarela, gripe e tétano. Outras 12 milhões de doses vencidas ainda aguardam descarte.
O Ministério da Saúde, em resposta, afirmou que “não há falta de vacinas no país” e garantiu que a distribuição regular de doses está em andamento. Em novembro, vacinas contra febre amarela, hepatite B e DTPa começaram a ser redistribuídas, com novos lotes de doses contra Covid-19 garantidos para os próximos dois anos.