Ministério lança material sobre saúde mental e atenção psicossocial para profissionais que atuam em desastres

Vídeos e cartilhas temáticas voltados aos profissionais de saúde estão disponíveis no site do Profesp. Material aborda a tragédia climática no Rio Grande do Sul

FONTE: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), lançou, este mês, a série Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Voltado a profissionais de saúde, o material conta com cartilhas temáticas sobre saúde mental e atenção psicossocial no acolhimento de vítimas de emergências e desastres, além de uma série em vídeo chamada “Emergências em Foco”. O material cita como exemplo nas abordagens a tragédia climática que enfrenta o Rio Grande do Sul e está disponível no site do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp).

A série Emergências em Saúde Pública destaca que vítimas diretas, indiretas e profissionais de saúde em atuação nos desastres sofrem impactos significativos em sua saúde e bem-estar. Nesse contexto, a escuta ativa e humanizada, juntamente com o desenvolvimento de estratégias de acolhimento, desempenha um papel fundamental na prestação de assistência às pessoas envolvidas. A cada dia, novos materiais serão disponibilizados no portal.

Acesso dos profissionais no RS

“Esses vídeos e cartilhas são embasados em evidências científicas e vão chegar a todos os municípios do Rio Grande do Sul. A ideia é que os trabalhadores possam acessar os materiais, se qualificar e colocar em prática os aprendizados sobre acolhimento em saúde mental e atenção psicossocial, principalmente nas primeiras quatro semanas depois do início do desastre”, destaca a psicóloga e consultora do Ministério da Saúde, Débora Noal.

Confira os materiais disponíveis:

Cartilhas Temáticas – (em PDF)
Série: Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres

Vídeos
Série: Emergências em Foco

Todo o conteúdo está disponível na página da série Saúde Mental e Atenção Psicossocial

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui