Ministro Luís Roberto Barroso assume a Presidência do STF, substituindo Ministra Rosa Weber

Ministro Luís Roberto Barroso | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Na tarde desta quarta-feira (9/8), o ministro Luís Roberto Barroso foi eleito como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sucedendo à ministra Rosa Weber

A votação, realizada de maneira simbólica no plenário da Corte, reflete a tradição de eleger o ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo de presidente. A ministra Rosa Weber, que conduziu o STF nas eleições de 2022 e liderou a resposta aos atentados de janeiro, se aposentará no final de setembro deste ano, quando atinge o limite de 75 anos para ocupar uma das cadeiras do tribunal.
O ministro Edson Fachin foi escolhido como vice-presidente no mesmo pleito, função que já está sendo desempenhada por Barroso. “Eu recebo com imensa humildade e contente do peso desta responsabilidade. Eu pretendo ocupar essa cadeira para suceder vossa excelência, pois substituí-la não é possível. Mas pretendo honrar essa cadeira”, afirmou Barroso após sua eleição.
Além de sua atuação jurídica, a ministra Rosa Weber se destacou por liderar o lançamento da campanha “Democracia Inabalada”, após os atentados de janeiro que resultaram em danos à sede do tribunal. A campanha enfatizou a continuidade dos deveres previstos na Constituição Federal, mesmo diante da destruição física do Supremo.
Logo após a votação, o STF retomou o julgamento do chamado “juiz de garantias”, uma proposta que envolve a designação de um magistrado para supervisionar a instrução processual e outro para deliberar sobre o mérito da causa.
website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui