Moraes é convidado para evento nos EUA, mas pode ser barrado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi convidado para participar do Lide Brazil Investment Forum, evento que ocorrerá em Nova Iorque, nos dias 12 e 13 de maio.

A programação é organizada pela empresa do ex-governador de São Paulo, João Doria, e contará com a presença de congressistas, governadores e empresários. Segundo o site do Lide, o evento busca fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos e promover debates sobre economia.

Entrada nos EUA ameaçada

Apesar do convite, Moraes pode ser impedido de entrar nos Estados Unidos. O Comitê do Congresso americano aprovou na quarta-feira (26) um projeto de lei chamado “No Censors on Our Shores Act” (“Sem Censores nas Nossas Fronteiras”, em tradução livre), que prevê sanções contra Moraes, incluindo a proibição de sua entrada no país.

O projeto ainda precisa ser votado no plenário da Câmara dos Representantes e no Senado, antes de seguir para sanção da Casa Branca.

Conflito com governo Trump

A aprovação inicial da proposta foi comemorada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e também por uma ala do governo Donald Trump.

A tensão entre Moraes e autoridades americanas aumentou após o ministro determinar a suspensão da rede social X/Twitter no Brasil, por falta de um representante legal no país. A decisão foi vista nos EUA como censura, e Elon Musk, dono da plataforma e membro do alto escalão do governo Trump, precisou cumprir exigências para restabelecer o funcionamento da rede.

O governo brasileiro ainda avalia como reagir diante do possível bloqueio ao ministro do STF. A volta de Trump à Casa Branca está aquecendo o cenário político no Brasil e pode impactar as eleições de 2026.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui